quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 28 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
28 de Agosto de 2014    

Vetado
O sonho parece ter acabado para os povoados que desejam se emancipar, passando a Município. É que a presidente Dilma Rousseff vetou integralmente, por “contrariedade ao interesse público”, o projeto de lei que tratava da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O Ministério da Fazenda foi consultado sobre a proposta e a conclusão foi que a iniciativa representava gastos, colocando em risco o equilíbrio da responsabilidade fiscal. Ontem, quarta-feira, o Diário Oficial da União publicou o veto e a justificativa da decisão. O texto havia sido aprovado pelo Plenário do Senado no dia 5 de agosto. Já havia passado pela Câmara e seguiu para a sanção presidencial. No Maranhão seriam criados 32 novos municípios. Em 1994, 81 povoados foram emancipados. Imperatriz perdeu São Pedro d’Água Branca, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, Ribeirãozinho e Davinópolis.

Ficando feio
Embora tentem não demonstrar, o clima de desolação já começa a tomar conta entre os tucanos (e também petistas) com o resultado das pesquisas feitas após a morte de Eduardo Campos. Pelo Ibope, Marina já está em segundo lugar, e venceria Dilma no segundo turno. Pesquisa CNT/MDA, divulgada ontem, também mostra a candidata do PSB na frente do tucano. Pode ser que até o dia 5 de outubro a coisa mude, mas pelo andar da carruagem, não está fácil.

Expectativa
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) marcou para hoje, quinta-feira, sessão extraordinária para julgar processos remanescentes autuados após o dia 5 de agosto, data estabelecida como limite para decisão sobre todos os pedidos de registros de candidaturas e impugnações referentes às eleições 2014. A expectativa é que seja colocado na pauta o recurso do ex-prefeito Ildon Marques (PMN) contra a impugnação da sua candidatura. A situação não impede que Ildon faça campanha, sendo assim está aparecendo no horário eleitoral gratuito.

E...
Quem está torcendo para que Ildon Marques seja inelegível são os candidatos a deputado federal que têm Imperatriz como principal base eleitoral, como Rosângela Curado, Pastor Porto, Rafael Heringer e Francisco Escórcio. Sem Ildon na parada, sobraria para eles uma boa fatia do bolo eleitoral.

Apertando
A dobradinha de irmãos Deoclides/Valéria Macedo está intensificando a sua campanha em Imperatriz. Carros de propaganda já estão nas ruas e outras movimentações devem acontecer. Os dois políticos de Porto Franco são fortes em vários municípios da região.

Assustou!
O consumidor está sem acreditar. A tarifa de energia no Maranhão vai subir 24%? “Um absurdo. Já mostrei para a mulher e os filhos quanto veio a conta este mês e joguei mais 24%. Pedi para economizarem energia, porque não poderei pagar com esse reajuste”, afirmou ontem pela manhã um comerciante, mostrando que já paga mais de 400 reais por mês.

Campanha
Hoje o senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, que reúne 18 partidos, entra na sétima semana de campanha visitando mais 15 municípios. O primeiro compromisso será em Turilândia, às 9h, onde realizará carreata. No mesmo dia o peemedebista visita também os municípios de Santa Helena, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, além de Pinheiro. Amanhã, Lobão Filho visitará outras cinco cidades, São João Batista, São Vicente de Ferrer, Olinda Nova, Matinha e Viana. E no sábado Cajari, Penalva, Cajapió, Bacurituba e São Bento.

Campanha II
Ontem Tutoia recebeu Flávio Dino, inaugurando a programação do dia do candidato a governador. Também foi a Araioses, Bacabal e Vitorino Freire. Hoje vai a Altamira do Maranhão, Brejo de Areia, Parnarama e Matões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário