quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 21 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
21 de Agosto de 2014   

Travessia urbana
Com os recursos já assegurados, as obras de construção da travessia urbana de Imperatriz ainda dependem de licença ambiental para serem iniciadas. Estava prevista uma audiência pública, marcada pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para o dia 20 de agosto, portanto ontem, mas não aconteceu. Se fosse realizada, seria anulada. A audiência, uma exigência do Ministério Público devido aos impactos ambientais que a obra trará, deveria ter sido convocada pelo Município. Ontem pela manhã, houve uma reunião entre a Prefeitura, que concederá as licenças, o DNIT, a empresa vencedora da licitação e a Promotoria do Meio Ambiente. A audiência pública foi adiada para o dia 3 de setembro. A licença prévia, a de instalação, bem como a licença ambiental, só podem ser emitidas depois dessa audiência e da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Sem isso, a obra não pode começar. O deputado federal Francisco Escórcio está acompanhando tudo de perto. Ele é o principal responsável pela viabilização da obra junto ao governo federal.

E...
Ontem Francisco Escórcio informou que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar no PAC III a duplicação da BR-010, no trecho entre Imperatriz e Açailândia. Mas poderá haver uma segunda etapa, incluindo o trecho entre Açailândia e Itinga. A Indicação apresentada pelo deputado para a realização da obra foi feita em outubro de 2013.

É hoje
Na terça-feira, os aliados - e os adversários, claro - de Ildon Marques voltaram as suas atenções para o TRE-MA. A expectativa era de que seria julgado o recurso do ex-prefeito contra a impugnação da sua candidatura a deputado federal. Mas não aconteceu. O julgamento ocorrerá na sessão de hoje, marcada para as 9h. É a última que o TRE fará este mês.

Apelação?
Alguns candidatos, como Roberto Rocha, que disputa o Senado, estrearam no programa eleitoral gratuito na TV e no rádio puxando para o lado emocional. Usaram imagens e pronunciamentos do ex-candidato a presidente da República, Eduardo Campos, falecido na quarta-feira da semana passada.  Mas não foi surpresa. O PSB, partido de Campos, no dia seguinte ao enterro já estava fazendo ato político, e com a presença da viúva. E assim será até o final da campanha, podem esperar. Mas será se essa comoção permanecerá até o dia da eleição?

Apresentação
O candidato da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, comentou a estreia de seu programa eleitoral na TV, nessa quarta-feira. “Feliz com nosso primeiro programa na TV. Mostramos a verdade sobre minha vida, sobre o Maranhão e sobre o que nossa candidatura representa”, afirmou. O pai, a mãe, o irmão e amigos de Flávio contaram episódios sobre a vida do candidato. 

Direto
Já o candidato da coligação Pra Frente, Maranhão, Lobão Filho, foi mais “direto ao assunto” no seu primeiro programa eleitoral. Falou de propostas de governo e mostrou momentos da convenção e da campanha no interior.

Lado
A presidente Dilma Rousseff (PT) apareceu no programa eleitoral pedindo votos para o deputado federal Gastão Vieira, candidato a senador pelo PMDB. “Gastão Vieira será um grande senador para o Brasil e para o Maranhão”, disse Dilma. Ela lembrou participação do ex-ministro do Turismo no sucesso da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário