quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 6 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
6 de Agosto de 2014    

Aécio vem
O senador Aécio Neves (PSDB) é o primeiro candidato a presidente da República a ter confirmada a sua visita a Imperatriz. Os outros talvez nem venham. Ontem ele teria mantido um contato telefônico com o prefeito Sebastião Madeira para tratar da sua vinda. Não foi anunciado pelo prefeito o dia, mas uma fonte tucana revela que a visita a Imperatriz poderá ocorrer no dia 12 – ou 13 – de setembro. Quanto à presidenta Dilma Rousseff, dificilmente virá, pois nem mesmo uma visita à capital está confirmada. Dilma poderá deixar de vir ao Maranhão por causa da disputa entre Lobão Filho e Flávio Dino. O seu partido, o PT, é aliado do PMDB, mas o PCdoB, embora coligado com o PSDB, insiste em demonstrar que também apoia Dilma.

Volta
Ontem a Câmara Municipal de Imperatriz reabriu os trabalhos, com uma sessão solene que teve a presença do prefeito Sebastião Madeira. Ele fez um discurso enaltecendo o trabalho dos vereadores e destacando as realizações do Poder Executivo. Madeira revela ter a convicção de que “a população sente orgulho do parlamento de nossa cidade”.

Greve
Há quase cem dias em greve, ontem pela manhã os professores grevistas foram novamente à Câmara, mas não ocuparam as galerias. Ficaram em frente, com os líderes do movimento fazendo pronunciamentos contra os vereadores. Em dado momento, o vereador Rildo Amaral deixou a sessão e foi observar a manifestação, mostrando que apoia a greve. Ele teria ficado incomodado porque os líderes do movimento generalizaram. Os quatro vereadores de oposição dizem apoiar a greve.

Apto
Entre os seis pedidos de impugnação que foram julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na tarde de segunda-feira, está a ação contra o registro da candidatura do Coronel Francisco Melo (SD). O pedido de impugnação foi feito pelo Ministério Público Eleitoral. Mas o TRE deferiu a candidatura de Melo, que está apto a disputar as eleições. Melo é candidato a deputado estadual. Houve o indeferimento apenas da candidatura de Eliziene Barbosa Costa (PEN), candidata a deputada federal pela coligação “Por um Maranhão mais forte”. O TRE recebeu 35 ações de impugnação, que deveriam terminar de ser julgadas ontem, terça-feira, conforme estabelece o calendário eleitoral.

Engajamento
De acordo com o que havia prometido, a governadora Roseana Sarney (PMDB) iniciou agosto engajada na campanha do candidato a governador Edison Lobão Filho. Ela começou pelas cidades de Pindaré Mirim e Santa Inês. Na segunda-feira, ofereceu um almoço a lideranças de todo o estado na residência do seu pai, José Sarney, com as presenças de Lobão Filho, Arnaldo Melo e Gastão Vieira. Roseana pediu aos aliados o mesmo empenho que ela terá na campanha.

Desgaste
Aliados de Lobão Filho acreditam no desempenho eleitoral expressivo do candidato do PMDB nas cidades de Balsas, Timon, Caxias e Santa Inês, cujos prefeitos são apoiadores de Flávio Dino. É que eles estariam sendo mal avaliados, administrativamente. Os prefeitos são Luiz Rocha Filho, Luciano Leitoa, Leo Coutinho e Ribamar Alves, todos filiados ao PSB.

Apoio
Ao falar durante sabatina na TV Guará (São Luís) sobre o apoio de diferentes candidatos à Presidência da República, Flávio Dino afirmou que isso vai tornar seu governo ainda mais forte, “uma vez que terá amplo acesso e interlocução ao Palácio do Planalto, independentemente de quem for o vitorioso. Isso vai trazer mais recursos e benefícios à população do Maranhão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário