quinta-feira, 3 de julho de 2014

Torneio incentiva a produção de leite e derivados...

Imperatriz - Com o objetivo de incentivar e promover a pecuária regional, o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) realiza o Torneio Leiteiro há 17 anos. O evento faz parte da programação da 46ª Exposição Agropecuária de Imperatriz e vai reunir técnicos e criadores de animais entre os dias 9 a 12 de julho. 

A competição possibilitando a troca de experiências e o aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento da produção de leite. De acordo com o vice-presidente do Sinrural, Renato Pereira, a proposta do torneio é expandir e incrementar o consumo de leite e seus derivados. Além do Maranhão, já está confirmada a participação de animais dos estados do Tocantins, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais. 

Toda a produção de leite na competição é vendida no local. “Os donos dos animais inscritos no torneio comercializam a produção com a Palate, empresa que disponibiliza um tanque resfriador para o evento”, informa Renato. 

A classificação dos animais é resultado da produção total de leite em seis ordenhas, realizadas manualmente ou de forma mecânica. Serão duas ordenhas por dia. A primeira às 8 e a segunda às 20 horas.  Cada concorrente inscreve até seis animais, sendo dois por categoria. Como premiação, os donos dos animais vencedores receberão uma ordenhadeira mecânica, um tanque resfriador de leite, três novilhas, kits de medicamentos veterinários, sal mineral, ração, troféus, entre outros prêmios. 

Inscrição
Para cada animal inscrito, a comissão técnica exige documentos de sanidade emitidos por médico veterinário. As exigências estão de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/ MA)

Os animais inscritos serão classificados de acordo com as seguintes categorias:
- Categoria Novilha: Maior produção livre
- Categoria Vaca de 20 kg/média de leite: animais que produzam até 20 kg de leite por dia, e que fiquem o mais próximo desta média/dia de leite
- Categoria Vaca 30 kg/média de leite: animais que produzam até 30 kg de leite por dia, e que fiquem o mais próximo desta média/dia de leite
- Categoria Vaca: Maior produção livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário