quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sagrima homenageará produtores de Imperatriz..

Secretário, Cláudio Azevedo - Sagrima.
Imperatriz - A Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Sagrima), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) realiza, na sexta-feira, dia 4, a partir das 20h30min, aqui em Imperatriz, evento em comemoração à conquista do reconhecimento internacional do Maranhão como zona livre de febre aftosa com vacinação, oficializado em maio deste ano, durante a 82ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França. O evento será realizado no Tatersal Rafael Almeida Ribeiro, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, aqui em Imperatriz, localizado na BR 010, no km 1.245 e acontece um dia antes da Cavalgada, que abrirá oficialmente a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).

Serão homenageados os parceiros institucionais que contribuíram com o governo estadual para o reconhecimento internacional da nova classificação sanitária. O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, disse que a zona livre internacional de febre aftosa com vacinação foi a maior conquista da história da pecuária maranhense e merece, não só ser comemorada, como realizar o justo reconhecimento aos atores que contribuíram decisivamente para essa vitória e a Região Tocantina, que concentra a maior parte do rebanho maranhense, teve papel fundamental nessa conquista.

De acordo com dados da Aged, o rebanho da Região Tocantina - que compreende 25 municípios das regionais de Açailândia, Balsas, Barra do Corda e Imperatriz -, é de 2.592.965 bovinos e bubalinos. O total do rebanho maranhense é de cerca de 7,5 milhões de bovídeos. O mesmo evento, que será realizado na próxima sexta-feira aqui em Imperatriz, foi realizado pela Sagrima e Aged em São Luís, no dia 18 de junho. Na ocasião, foram homenageadas as entidades parceiras do governo estadual e também os servidores da Aged, que realizaram o trabalho de defesa agropecuária em todo o Estado do Maranhão.

O reconhecimento do Maranhão como zona livre de febre aftosa com vacinação aconteceu em dois momentos. Em setembro de 2013, o então ministro da Agricultura, Antônio Andrade, assinou, em São Luís, portaria que confirmava o reconhecimento nacional do estado como zona livre da doença.

Em maio deste ano, em Paris (França), os membros da OIE certificaram a região que compreende os estados do Maranhão, Pará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará como a nova área reconhecida internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação, habilitando esses estados a comercializarem sua carne e derivados com qualquer país do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário