domingo, 6 de julho de 2014

Governo comemora Zona Livre de Febre Aftosa..

Tereza Satico (AGED), Sabino e Cláudio Azevedo.
Imperatriz - A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) aproveitaram a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) para comemorar, junto com os produtores da Região Tocantina, a conquista internacional do Maranhão como zona livre de febre aftosa com vacinação. A região concentra o maior rebanho comercial do estado e já apresenta reflexos positivos do novo status sanitário, que foi oficializado durante Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal, em maio deste ano, em Paris.

Na comemoração, que aconteceu na noite de sexta-feira (4), no Tatersal Rafael Almeida Ribeiro, no Parque de Exposições, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, homenageou sindicatos, associações e servidores da Aged.

Cláudio Azevedo lembrou que este mesmo evento foi realizado em São Luís, no dia 18 de junho. “A zona livre internacional de febre aftosa com vacinação foi a maior conquista da história da pecuária maranhense e merece, não só ser comemorada, como realizar o justo reconhecimento aos atores que contribuíram decisivamente para essa vitória e a região tocantina, que concentra a maior parte do rebanho maranhense, teve papel fundamental nessa conquista”, justificou o secretário.

De acordo com dados da Aged, o rebanho da região tocantina - que compreende 25 municípios das regionais de Açailândia, Balsas, Barra do Corda e Imperatriz -, é de 2.592.965 bovinos e bubalinos. O total do rebanho maranhense é de cerca de 7,5 milhões de bovídeos. A região possui ainda dois frigoríficos e 20 laticínios, certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Aged.

O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Sabino Costa, um dos homenageados durante o evento, informou que com a nova classificação de zona livre, a Expoimp terá 250 animais da raça zebuína e girolanda que pertencem a criadores do Maranhão e de outros estados, que participarão da pista de julgamento. “As exposições do Maranhão e de Imperatriz vinham tendo dificuldades para atingir o número mínimo de animais exigido para as competições”, revelou Sabino Costa.

Ele disse, ainda, que sem a necessidade dos animais passarem por uma quarentena - o que era exigido pela legislação federal antes da zona livre – criadores de outros estados tiveram maior interesse em participar da Expoimp 2014. “Com certeza, essa exposição terá o maior número de animais durante os últimos dez anos”, avaliou Sabino Costa.

Participaram do evento de comemoração da zona livre cerca de 120 pessoas da região e de outros estados, dentre eles, criadores, empresários, gestores estaduais e municipais. A chefe do escritório regional da Aged de Imperatriz, Teresa Satiko, e o chefe do escritório da Aged de Balsas, Diego Amaral, foram um dos homenageados durante o jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário