segunda-feira, 14 de julho de 2014

Expoimp premia os melhores animais de 2014

Campeão Nelore.
Imperatriz - Nobreza, harmonia de conjunto e funcionalidade. A Pista de Julgamento tem como objetivo premiar os melhores representantes das raças Nelore, Tabapuã e Mangalarga Marchador. Ao todo, 216 amimais participaram do concurso que faz parte da programação da 46ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).

De 8 a 11 de julho, os animais se apresentaram para julgadores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). No primeiro momento, os inscritos foram divididos por idade e peso. Em seguida, escolhidos os campeões de cada categoria. De acordo com o técnico ABCZ, Roberto Pacheco, a disputa consiste em um processo comparativo entre os animais do mesmo sexo, mesma raça e com idade aproximada.

Na etapa final, anunciaram os campeões e, entre eles, os mais vitoriosos da competição: o Grande Campeão, a Grande Campeã, o Reservado Grande Campeão e a Reservada Grande Campeã. Os proprietários dos animais vencedores receberam troféus. “O melhor é o reconhecimento e o prestígio diante de todos os demais criadores de animais”, comenta Pacheco. 
Criadores e expositores recebem premiação.
Classificação por raça
Nelore
Terminou na quinta-feira (10) a análise dos animais da raça Nelore para pontuação da Pista de Julgamentos. O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) divulgou o ranking oficial. No total 63 animais, 35 fêmeas e 28 machos. 

Foram dois dias de competição. De acordo com Leonardo Vilani, da comissão organizadora, reunir 60 animais em uma exposição é um número expressivo, pois "o custo é muito alto para os criadores", comenta. 

Grande Campeã
Animal: Fada / Expositor: Liliani Agropecuária Ltda;
Reservada Grande Campeã
Animal: Bolivia / Expositor: Gilson De Sousa Kyt;
Grande Campeão
Animal: Zambi/ Expositor: Igarapé Agropecuária Ltda;
Reservado Grande Campeão
Animal: Zulu/ Expositor: Igarapé Agropecuária Ltda.

Tabapuã
É a primeira raça de bovinos considerada genuinamente brasileira. No sábado (12), o Sinrural divulgou os vencedores desta linhagem. De acordo com o jurado Carlos Eduardo Nassif, de Uberaba, Minas Gerais, é preciso examinar as características produtivas e traços raciais de cada animal. 

Foram 60 animais, sendo 30 machos e 30 fêmeas. Estiveram presentes expositores dos Estados do Maranhão, Tocantins, Pará, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. 

Reservada Grande Campeã
Animal: Elegante/ Expositor: Faz. Ponta da Serra;
Grande Campeã
Animal: Embaixadora/ Expositor: Faz. Ponta da Serra;
Reservado Grande Campeão
Animal: Ebano/ Expositor: Faz. Ponta da Serra;
Grande Campeão
Animal: Derik/ Expositor: José Coelho Vitor.

Mangalarga Marchador
De acordo com o julgador da exposição especializada em Mangalarga Machador, Emílio Renato Silva, os animais inscritos representam os estados do Maranhão, Tocantins, Pará, Ceará, Sergipe e Amapá. Foram inscritos 93 animais desta raça. 

Campeões dos Campeões da Raça Jovem - Macho 
Animal: Completo do Aluar/ Expositor: Ubaldo David 

Campeões dos Campeões da Raça Jovem - Fêmea
Animal: Neve Panavuê/ Expositor: Waldir Fiock da Silvaquilombo dos Palmares 

Marchador Ideal – Raça Adulto - Fêmea
Animal: Japaratuba Gioconda/ Expositor: Maria Ilza Leal 

Marchador Ideal - Raça Adulto - Macho 
Animal: Galante da Marajoara/ Expositor: Severino Ramos De Moura

Campeões dos Campeões de Marcha Adulto - Fêmea
Animal: Obsessão do Dão/ Expositor: João Regis Dalla 

Campeões dos Campeões de Marcha Adulto - Macho 
Animal: Galante Js Da Marajoara/ Expositor: Severino Ramos.

Expoimp 2014
A 46ª Expoimp aconteceu de 05 a 13 de julho e contou com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Banco do Nordeste, Sebrae, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário