quinta-feira, 10 de julho de 2014

Deputado faz duras críticas a prefeito aliado...

Domingos Dutra no Sindicato do professores.
Imperatriz - O deputado federal, Domingos Dutra (SD/MA), que apoia Flávio Dino (PC do B) ao governo do estado e, portanto, aliado do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, fez duras críticas ao gestor municipal por não ter interesse em resolver o problema salarial dos professores da rede municipal.

Em e-mail, o deputado disse que se reuniu, na manhã de ontem, quarta-feira, com os professores em greve a mais de 70 dias, para fazer, pela terceira vez um apelo ao prefeito Sebastião Madeira com objetivo de solucionar o problema que afeta os imperatrizenses e a dignidade dos proferes. “É o terceiro apelo que faço ao Prefeito Madeira. O primeiro apelo eu fiz quando estive em Imperatriz, no começo do movimento grevista. Conversei pessoalmente com ele solicitando que reabrisse as negociações e dialogasse com os professores para que pudesse por fim à greve. Agora, nesta Tribuna, venho novamente pedir ao Prefeito que ouça a categoria e reabra as negociações”, disparou Dutra em discurso proferido da tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A greve dos professores começou no mês de maio. A principal exigência é a campanha salarial de 2014, um vale tíquete de alimentação de R$ 230 e o plano de carreira, que está há mais de 10 anos desatualizado. “Os professores da rede pública municipal estão, há mais de 2 meses, em greve, reivindicando um aumento salarial, uma reposição salarial, para corrigir o que a inflação corroeu, de 18%. O Prefeito da cidade, deu a resposta de 0%. A categoria está reivindicando um aumento no ticket refeição de 50 reais — de 180 reais, para 230 reais. E Sebastião Madeira também deu zero como resposta”, explicou o parlamentar.

De acordo com Domingos Dutra, como retaliação ao movimento grevista, o prefeito mandou cortar o salário dos professores, que estão vivendo a base de doações. “Como retaliação ao movimento grevista, simplesmente mandou cortar o salário de todos os professores de Imperatriz, que agora estão fazendo campanha por donativos, estão pedindo à população de Imperatriz comida, recurso para se alimentar. Colocaram uma banca para recolher doações em frente à Prefeitura, em frente à Secretaria de Educação e uma terceira banca em frente ao sindicato da categoria. É uma situação humilhante, professores pedindo comida, pedindo arrego, pedindo esmola para a população de Imperatriz para poderem se manter, sobreviver e ter a perspectiva do seu movimento grevista!”, se indignou.

O parlamentar concorda e apoia a greve, pois segundo ele, só assim será possível chamar a atenção do governo e reverter a situação da educação no município. "A democracia comporta a greve que é justa, é legítima, é necessária. Se a educação é prioridade, como dizem todos os governantes, a prioridade tem que ser provada e concretizada com condições salariais dignas, condições de trabalho decentes para que os professores possam exercer as suas atividades”, concluiu o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário