sábado, 19 de julho de 2014

Bastidores da política deste sábado

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 19 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
19 de Julho de 2014   

Divisão
A união da bancada de oposição na Câmara Municipal de Imperatriz não prevalece nas eleições. Dos quatros vereadores, dois são candidatos a deputado estadual – Marco Aurélio (PCdoB) e Rildo Amaral (SDD). E os outros dois não apoiam nenhum dos colegas. Aurélio Gomes (PT) apoia o candidato Valdinar Barros (PT) e Carlos Hermes (PCdoB) apoia Júlio Pinheiro, presidente licenciado do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão). Aurélio pelo menos está apoiando um candidato que é de Imperatriz. Júlio Pinheiro é de São Luís. Mas Carlos Hermes tem um argumento para segui-lo. Professor, teve o apoio de Pinheiro na campanha vitoriosa para vereador. Assim está a bancada oposicionista no pleito eleitoral de 2014. 

Pedido
A coligação “Todos pelo Maranhão 2” (PDT–PROS–PTC) pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito Ildon Marques (PMN). Observe que um dos partidos que integram a coligação é o PDT, de dois candidatos a deputado federal aqui da região. Sobre a questão da impugnação, há no Facebook uma análise interessante do advogado Daniel Macedo que merece ser lida. Pelo menos por quem desejar saber o que realmente se passa.

E...
Causam risadas certas postagens. Chegam a divulgar que “Justiça impugna candidatura de fulano”. Mas no texto falam que o Ministério Público pediu a impugnação do fulano. Não sabem nem distinguir Juiz de Promotor. E tem mais: Ministério Público não julga. Move a ação. Só quem julga e condena é a Justiça.

Será?
Fonte fidedigna revelou à coluna que a construtora vencedora da licitação para a construção do Mercado do Peixe teria desistido da obra. Se realmente assim for, a prefeitura deverá chamar a segunda colocada. Há meses a licitação foi feita e até agora não foi colocado um tijolo.

Apoio
A propósito da informação de que o presidente da Câmara, Hamilton Miranda, ainda não se decidiu por candidatura ao governo, uma fonte afirma que o vereador “já conversou na sala fria” com o candidato Flávio Dino (PCdoB). Pode ter acontecido, mas a verdade é que até agora Hamilton não se manifestou sobre apoio a candidato a governador.

Assim  é
Um político que via como um diabo um ex-membro do Governo Jomar, agora aparece abraçado com ele, todo sorridente. Como essa política é dinâmica! Ou será falta de vergonha?

Absolvido
O deputado Hélio Batista dos Santos (Açailândia) foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão da acusação de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação interposta contra ele pelo Ministério Público Eleitoral. De acordo com o voto do desembargador eleitoral Clodomir Sebastião Reis (relator), seguido pelos demais membros da Corte, não ficou comprovada a utilização abusiva e indevida dos referidos meios. O Ministério Público Eleitoral sustentava que Hélio dos Santos, candidato a deputado federal nas eleições 2010, foi beneficiado por ampla divulgação de sua campanha no periódico Açaí Folha – Jornal do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário