sábado, 5 de julho de 2014

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 05 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
5 de Julho de 2014  

Lista
Na lista que o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) entregou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com os nomes dos gestores que tiveram as contas julgadas irregulares e desaprovadas, há alguns da região tocantina. Entre eles Ildon Marques e Jomar Fernandes, de Imperatriz; Deoclides Macedo, Josimar Nogueira (Fia) e Erivaldo Marinho,  de Porto Franco; João Pinto e Edval Batista da Cruz, de Vila Nova dos Martírios; Jeová Alves e Gleide Santos, de Açailândia; José Carlos Sampaio, de Cidelândia; Francisco Pereira Lima (Chico do Rádio), de Davinópolis; e Dioni Alves da Silva (Ribamar Fiquene). A lista contém 3.410 nomes, 195 a mais em relação ao documento enviado à Justiça Eleitoral em 2012.

Outro lado
O ex-prefeito e candidato a deputado federal, Deoclides Macedo, em nota divulgada ontem, afirma que “a lista encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado à Justiça Eleitoral em 03/07/2014 com a inclusão do meu nome incide numa omissão injustificada, qual seja, não fez constar a informação de que a Câmara Municipal de Porto Franco aprovou a minha Prestação de Contas Anual de Governo e de Gestão, referente ao exercício de 2005, como prefeito de Porto Franco, rejeitando, portanto, o Parecer Prévio n.º 174/2009 do TCE-MA sobre as Contas de Governo e o Acórdão n.º 2550/2010 referente às Contas de Gestão, e o fez por unanimidade dos vereadores, isto é, com quorum superior ao exigido pelo § 2.º do art. 31 da Constituição Federal de 1988, que é de dois terços”.

Outro lado - 2
Deoclides Macedo afirmou ainda que “a referida aprovação pela Câmara Municipal de Porto Franco foi devidamente levada ao conhecimento do Tribunal de Contas do Estado, através de ofício protocolado em 26/03/2012, devidamente instruído com uma cópia do Decreto Legislativo n.º 01, de 12 de dezembro de 2011, publicado no DOE do dia 15/12/2011, e em que pese tudo isso, essa informação não foi consignada na relação, o que constitui no mínimo uma omissão de informação relevante. Informo também que estou requerendo ao Tribunal de Contas do Estado que faça a Errata na relação, e que comunique a informação da aprovação pela Câmara Municipal imediatamente ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão”.

Cair no campo
Na noite de quinta-feira o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) reuniu os integrantes do seu secretariado para cobrar empenho na campanha eleitoral em favor do candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) e dos candidatos a cargos proporcionais que são do seu grupo. Ainda zangado por conta do fracasso da convenção do PSDB, Madeira reclamou da ausência da maioria dos seus auxiliares no evento. A reunião não teve a presença do controlador-geral do Município, Cândido Madeira, que é o presidente municipal do PSDB. Ele se encontra viajando. Dos quatro vereadores do PSDB não compareceu Terezinha Soares. Presentes Esmerahdson, Buzuca e Caetana.

Olha aí!
- Se eu que tenho mandato, fiz greve de fome, enfrentei a República e deixei o PT estou assim, o que dizer dos bagrinhos? E como será o governo? Palavras do deputado federal Domingos Dutra, reclamando que há 86 dias não participa de nenhuma reunião do “coletivo que quer a mudança no Maranhão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário