domingo, 27 de julho de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 27 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
27 de Julho de 2014   

Novela
A polêmica sobre criação de novos municípios permanece no Congresso Nacional. Houve aprovação de novas regras e veto presidencial. Agora aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto que regulamenta a criação de municípios. A votação da matéria está ligada à decisão sobre um veto presidencial a outra proposição que buscava regulamentar o tema. O novo texto, apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), é fruto de um acordo entre o Executivo e os parlamentares, mas como sofreu modificações na Câmara, deve passar por reexame no Senado. O PLS 104/2014 estabelece critérios de viabilidade financeira e população mínima e regras para a consulta à população por meio de plebiscito. O texto aprovado no Senado previa requisitos como população de 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil no Nordeste; e 20 mil no Sul e Sudeste. Além disso, exigia território com área mínima de 200 km², no Norte e Centro-Oeste, e 100 km², nas demais regiões. A Câmara, no entanto, retirou a exigência territorial. O texto proíbe a criação, incorporação, fusão ou desmembramento se isso inviabilizar municípios já existentes.

Campanha
O candidato a senador Haroldo Saboia (PSOL) está na região intensificando a sua campanha. Ontem ele fez panfletagem no calçadão, aproveitando o grande movimento na área comercial. Depois visitou O PROGRESSO, acompanhado do correligionário Carlos Leen. Saboia tem como uma das bandeiras de luta a divisão do Maranhão, com a criação do Estado do Maranhão do Sul.

Campanha II
Nesta semana o candidato a governador Zeluis Lago (PPL) fará campanha em Imperatriz e outros municípios. Passará cerca de 10 dias na região levando a sua mensagem de mudanças. Zeluis é irmão do ex-governador Jackson Lago, cujo trabalho em Imperatriz ele sempre faz questão de destacar.

Articulando
Amanhã o vereador José Carlos Soares estará em São Luís, acompanhado de outros vereadores, para uma reunião com a governadora Roseana Sarney e também com o candidato a governador Lobão Filho. Vai tratar de assuntos relacionados à cidade e, também, sobre a campanha eleitoral. Lobão tem o apoio de 14 dos 21 vereadores de Imperatriz.

Indefinida
Até ontem ainda não havia sido definida a data em que o ex-presidente estará no Maranhão para participar da campanha de Lobão Filho. Poder ser ainda neste final de mês ou começo de agosto. O petista estará em comício em São Luís, Imperatriz e mais uma cidade, podendo ser Timon ou Caxias. “A vinda do Lula é fundamental. Ele deu importantes ideias para o programa de governo, inclusive ajudou na elaboração do Programa de Aceleração do Maranhão (PAM)”, afirma Lobão, referindo-se a proposta de ações diretas entre o Governo e os municípios maranhenses.

Indefinida II
Quanto à presidente Dilma Rousseff não existe confirmação se ela virá ao Maranhão. Há uma “disputa” entre os dois principais candidatos pelo seu apoio. Embora o PCdoB esteja coligado com o PSDB de Aécio Neves, Flávio Dino diz que tem apoio de Dilma. Mas o PMDB de Lobão Filho está coligado com o PT e, portanto, o candidato garante contar com o apoio da presidenta. É aguardar.  

Impugnações
Os candidatos que estão na lista do pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral estão recorrendo. O prazo é de sete dias para apresentar, após o recebimento da notificação.  Todas as impugnações deverão ser julgadas pela Justiça Eleitoral até dia 21 de agosto, 45 dias antes da eleição. Na lista divulgada pela Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) há 23 nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário