terça-feira, 8 de julho de 2014

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 08 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
8 de Julho de 2014    

Bola rolando
Começou o jogo eleitoral. Está permitida desde domingo a propaganda eleitoral. Os candidatos e partidos já podem, por exemplo, fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Podem, também, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa das 8h às 24h e divulgar propaganda eleitoral na internet. Um alerta: todo o material impresso de campanha deve conter o número de CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, bem como a de quem a contratou e a respectiva tiragem. Os candidatos a governador já estão em plena campanha. E nesta semana já começam a visitar Imperatriz e região. O candidato Zeluís Lago (PPL) é um deles. Flávio Dino (PCdoB) chega sábado para uma caminhada no centro de Imperatriz, acompanhado do prefeito Sebastião Madeira (PSDB). Quanto a Lobão Filho, a assessoria ainda não havia informado sobre a data da sua vinda. Sábado Lobão deixou de participar da cavalgada por causa do registro de candidaturas e a formação das coligações proporcionais da aliança “Pra Frente Maranhão”, que tem 18 partidos: PMDB–PT–PSD–PV– PRB–PTB–DEM–PR–PRP–PRTB–PTN–PSDC–PSL–PTdoB–PSC–PEN–PMN–PHS.

Reserva
Mesmo estando na lista do TCU entregue ao TSE, o petista Raimundo Monteiro foi inscrito como primeiro suplente na chapa encabeçada por Gastão Vieira (PMDB), candidato a senador. Mas poderá haver mudança, e prevendo isso o vereador Honorato Fernandes (PT-São Luís) optou por não registrar a sua candidatura a deputado. Fica, portanto, como opção do PT para substituir Raimundo.

Suplente
O presidente estadual do PMDB, Remi Ribeiro, é o segundo suplente na chapa de Gastão Vieira. Ele foi suplente e chegou a assumir o mandato na legislatura 2003/2010. Remi foi vereador em Imperatriz na década de 70 e representou a região na Assembleia Legislativa.

Ele disse
“Os dois candidatos que buscam polarizar a disputa são oriundos de um mesmo grupo. Eu não tenho chefe, não tem empresa mandando em mim, existe, sim, a representação do povo. Eu sou a verdadeira oposição”. As palavras são do candidato ao governo pelo PPL, Zeluis Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago.

Pedidos
O protocolo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão recebeu até o sábado, 5 de julho, 755 pedidos de registros de candidaturas, sendo 6 a governador e 6 de vice-governador, 6 de senador e 12 suplentes, 228 para deputado federal e 497 para deputado estadual. De acordo com o artigo 54 da Resolução 23.405 do Tribunal Superior Eleitoral, o prazo para julgar os pedidos e publicar as decisões, inclusive acerca dos impugnados, encerra em 5 de agosto.

Prazo
Ontem a Justiça do Trabalho deu o prazo de 72 horas para que o prefeito Sebastião Madeira justifique o não pagamento – ou pague – dos salários dos professores. O STEEI ingressou com uma ação na semana passada, quando não foi depositado o salário dos professores que participam da greve. E assim continua a queda-de-braço entre prefeito e sindicato.

Engraçado
A Fifa puniu o uruguaio Suárez com nove jogos e quatro meses de exclusão de qualquer atividade no futebol, por ter mordido o  italiano Chiellini. Mas a mesma Fifa não puniu o colombiano Zúñiga, que num ato criminoso tirou Neymar da Copa do Mundo, dando-lhe uma joelhada nas costas, o que provocou a fratura da terceira vértebra lombar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário