terça-feira, 29 de julho de 2014

Bastidores da política desta terça

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 29 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
29 de Julho de 2014    

Desistência
Fora os que podem ser declarados inelegíveis, no andar da carruagem outros candidatos podem cair fora da disputa das eleições 2014. Aliás, já começam a surgir desistências, como a do jovem Soliney, filho do prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva. Candidato a deputado estadual pelo PRTB, ele desistiu da disputa por problemas de saúde. E consta que um candidato aqui da região tocantina também estaria pensando seriamente em desistir, mas por questão de estrutura de campanha, pois não iria ter condições de tocar o barco de forma satisfatória na difícil busca ao voto. Quanto aos que estão na lista dos possíveis inelegíveis, a expectativa é de que esta semana o TRE julgue pedidos de registro de candidaturas. É aguardar.

Cair no campo
O candidato a governador Zeluis Lago (PPL) inicia esta semana visitas a municípios da região Tocantina. Fará campanha em Imperatriz, Porto Franco, Carolina, Estreito, Davinópolis, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Senador La Rocque, Campestre, João Lisboa e Açailândia. Como seu irmão Jackson Lago tinha grande influência política/eleitoral na região, Zeluis não deixará de  lembrar a memória do ex-governador. Mesmo com uma estrutura de campanha modesta, o candidato pretende visitar, até o final de agosto, cerca de 60 municípios. Com 36 candidatos a deputado estadual e 8 a federal, a expectativa do PPL é eleger pelo menos dois à Assembleia Legislativa e um à Câmara Federal.

No páreo
Muito tem se falado em candidatos a deputado federal pela região tocantina, mas há nomes sendo esquecidos, especialmente de quem está iniciando agora no meio político e ainda não é muito conhecido. É bom que incluam o do servidor público federal Juriosmar de Jesus Lindoso Aires, o Julio Osmar, candidato a deputado federal pelo PRTB. Portanto, aí mais uma opção para o eleitorado tocantino e todo o Maranhão.

No páreo II
Também há outro nome na disputa eleitoral, só que como candidato a deputado estadual. É Luís Gonzaga de Araújo Neto, o Dr. Karabina, do PEN. É natural de Imperatriz e servidor público federal.

Campanha
Fontes ligadas ao candidato a governador Lobão Filho (PMDB) informam que a coordenação geral da campanha chegará em Imperatriz a qualquer momento para que os trabalhos sejam intensificados em toda a região. Já está funcionando o comitê central, na Rua Coronel Manoel Bandeira, próximo à Praça da Cultura, e outros estão sendo abertos nos bairros. A partir do início de agosto, a campanha estará nas ruas de Imperatriz.

Reeleição
Dos 513 deputados federais, 398 (ou 77,58% da composição atual da Câmara dos Deputados) concorrem à reeleição em outubro. Os demais 115 ou não disputam nenhum cargo, caso de 38 deles (7,41%), ou concorrem a outros cargos, caso dos 77 restantes (15%). Os números estão em levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Sete do Maranhão não disputam a reeleição.

Educação
O deputado federal Gastão Vieira (PMDB), candidato ao Senado, aposta na educação e na qualificação profissional para o crescimento do Maranhão. Ele defende a implantação de Centros de Excelência e a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em todo o Estado. “Somente com a educação, qualificação e profissionalização de nossos jovens vamos tornar o Maranhão no estado que queremos: de oportunidades para todos”.  Disse, ainda, que é preciso democratizar e profissionalizar a gestão escolar. “Temos compromisso com a educação. Quando fui secretário de Educação, nenhum professor ou diretor foi transferido por interferência política”, lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário