terça-feira, 22 de julho de 2014

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 22 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
22 de Julho de 2014    

Lista da PRE
A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) concluiu a lista com os nomes dos 23 candidatos impugnados pelo órgão. O candidato tem o prazo de sete dias, depois da notificação, para recorrer. Todas as impugnações deverão ser julgadas até dia 21 de agosto, 45 dias antes da eleição. Conforme o site da PRE, o último nome acrescido à lista foi o de Ildon Marques. Além do ex-prefeito de Imperatriz, da região há Alex Santos (Brejão), Deoclides Macedo (Porto Franco), Coronel Melo (Imperatriz), Quininha (Açailândia), Chico do Rádio (Davinópolis) e Jeová Alves (Açailândia).

Fogo amigo
Ontem uma fonte ligada ao ex-prefeito Deoclides Macedo disse que a situação não é de inelegibilidade e que ele está sendo alvo dos próprios aliados. Revela que há concorrente espalhando que Deoclides não pode ser candidato. A fonte citou nome.

Homenagem
O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) sugeriu a concessão da Medalha ‘Manoel Beckman’ ao coronel Aldimar Zanoni Porto, que assumiu o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão no dia 18 de novembro do ano passado. Para Costa, o coronel Zanoni merece ser homenageado pelo Poder Legislativo porque teve toda a sua trajetória de vida profissional dedicada ao Estado do Maranhão, contribuindo de forma brilhante para garantir a ordem pública e o bem estar da sociedade. O Coronel Zanoni nasceu em Bacabal.

Limite
Se para ganhar eleição for preciso receber apoio até do diabo, é preferível não disputar. Pelo menos aqueles que tenham bom senso.

Fora
Além do governo, Imperatriz e região também ficaram fora das chapas dos dois principais candidatos ao Senado. O vice de Flávio Dino é Carlos Brandão; de Lobão Filho é Arnaldo Melo. Já o candidato ao Senado Roberto Rocha tem como suplentes Pinto Itamaraty e Paulos Matos. E o candidato Gastão Vieira tem como suplentes Raimundo Monteiro e Remi Ribeiro. Poderiam dizer que Remi é daqui, pois já foi vereador de Imperatriz e também deputado. Só que há muitos anos ele está “desligado” da cidade, sem militar politicamente aqui, vivendo em São Luís.

Entenda
O deputado estadual Neto Evangelista é do PSDB, que se coligou com o PCdoB de Flávio Dino. Mas o tucano está fechado com o candidato a deputado federal do PMDB de Lobão Filho, o ex-secretário de Estado Hildo Rocha. Pelo menos os dois aparaceram juntos em Lago da Pedra, fazendo campanha.
-    É o tempo de murici. Cada um cuida de si...

Facultativo
O senador Paulo Paim (PT-RS) defende o fim do voto obrigatório no país. O senador lembrou em Plenário que a maioria dos países democráticos do mundo não obriga os eleitores a irem à urnas e nem por isso têm suas democracias fragilizadas. Paim afirmou que o voto é direito do cidadão e não dever. Portanto, compete aos políticos e partidos apresentarem argumentos que façam o eleitor querer participar ativamente do processo eleitoral. Se com o voto obrigatório a abstenção chega a índices elevados, imagine sendo facultativo. De acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha na primeira quinzena de maio, se o voto fosse facultativo, 57% dos eleitores não iriam às urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário