terça-feira, 1 de julho de 2014

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 1º de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
1 de Julho de 2014  

Opções
Passadas as convenções, ficou definido que as eleições terão seis candidatos a governador no Maranhão. Foram oficializadas as candidaturas de Edison Lobão Filho (PMDB), Flávio Dino (PCdoB), Zéluis Lago (PPL), Saulo Arcangeli (PSTU), Antônio Pedrosa (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB). Poderia ter sido sete, caso a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) não tivesse desistido para apoiar Flávio Dino. Nas eleições de 2010, também seis candidatos disputaram o Governo: Roseana Sarney (PMDB) 1.459.792 votos - 50,08%; Flávio Dino (PCdoB) 859.255 – 29,48%; Jackson Lago (PDT) 569.412 – 19,53%; Marcos Silva (PSTU) 14.685 – 0,50%; Saulo (PSOL) 8.898 – 0,30%; e Josivaldo Corrêa (PCB) 2.518 - 0,08%.

Vice
No início da noite de ontem, a informação era de que o candidato a governador Lobão Filho só iria anunciar hoje o nome do seu vice. Há especulações em torno de alguns nomes. A vaga era do PT, que terminou abrindo mão, embora mantendo a aliança com o PMDB. São especulados os nomes de Ildon Marques, Davi Junior, Deputado Pádua, Vitor Mendes, Pastor Bel e Pastor Cavalcante.

Prêmio de consolação
Para compensar a perda da vaga de vice-governador para o PSDB, foi dada ao PDT a primeira suplência do candidato a senador Roberto Rocha (PSB). Foi indicado o empresário de Balsas Márcio Honaiser, que seria o vice de Flávio Dino (PCdoB). A segunda suplência ficou com o PPS, que indicou Paulo Matos.

Quem bate esquece...
Quem apanha lembra, já diz o ditado. Rifado pelo PSDB na sua pretensão de disputar o Senado, o ex-governador João Castelo não veio para a convenção do seu partido, em Imperatriz, nem compareceu à convenção do PCdoB, domingo, em São Luís. Isso mostra que Castelo vai fazer a sua campanha de deputado independente, sem participar do palanque PCdoB/PSDB.

Não pula
O PTB deixou Dilma Rousseff para apoiar Aécio Neves. Mas no Maranhão o partido não vai pular de barco, segundo garante a direção estadual. Manterá apoio a Dilma e aliança com o PMDB, apoiando o candidato Lobão Filho.

Chapa pura
O presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) terá como vice Aloysio Nunes (PSDB-SP). Como se vê, é chapa “puro sangue”. O PSDB tinha como opções a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, e o ex-senador Tasso Jereissati (CE).  

Prazo
O próximo sábado, 5, é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem nos Tribunais Regionais Eleitorais, até as 19h, o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital. A partir dessa data permanecerão abertas aos sábados, domingos e feriados, as secretarias dos Tribunais Eleitorais, em regime de plantão.

Tocantins
Ontem o Solidariedade realizou convenção em Palmas e oficializou a candidatura à reeleição do governador Sandoval Cardoso, tendo Angelo Agnolin (PDT) como vice e Eduardo Gomes (SD) a senador. Pela manhã, o PCdoB fechou apoio a Sandoval Cardoso. O PCdoB é o 17º partido a integrar a coligação liderada pelo SD, que tem ainda PDT, PSDB, PTB, DEM, PPS, PSB, PP, PR, PSL, PRP, PEN, PRTB, PHS, PTC e PRB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário