sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 25 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
25 de Julho de 2014   

Mais um
Vamos a mais um capítulo da longa novela “O tão sonhado Mercado do Peixe”. Ontem pela manhã, o presidente da Colônia Z-29, Salomão Santana, informou à coluna que a construtora vencedora da licitação desistiu mesmo da obra. Após a publicação da desistência, a prefeitura convocará a segunda colocada que, segundo Salomão, seria a empresa Natal Construções. A empresa promete que dentro de 15 dias, prazo para resolver as questões burocráticas, começaria a construção do Mercado do Peixe. Então é aguardar as providências da prefeitura que, embora os recursos sendo federais, é quem está no comando. Os recursos são do Ministério da Pesca.

Entenda
O candidato Flávio Dino (PCdoB) fez um esforço danado para ter o PSDB do seu lado, chegando a procurar o candidato a presidente da República, Aécio Neves, para garantir a adesão tucana, mesmo que para isso tivesse que atropelar lideranças do partido, como o ex-governador João Castelo, que foi impedido de se candidatar a senador. Pois bem, agora com o PSDB debaixo do braço, Flávio Dino insiste em aparecer ao lado da candidata Dilma Rousseff, do PT, partido odiado pelos tucanos. E onde fica Aécio Neves? O curioso é que o próprio PSDB aceita. Na verdade, Flávio quer fazer o impossível em uma eleição. Estar de todos os lados – Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos.

E...
O presidente do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro, e a coordenadora da campanha de Dilma no Maranhão, Berenice Silva, desautorizaram Flávio Dino a utilizar o nome da sigla e as imagens de Dilma Rousseff em seu comitê de campanha. Foi inaugurado um comitê na Avenida Beira-Mar.

Mobilização
“O povo do Maranhão está marchando com Flávio Dino. Ele representa a esperança de quem quer o Maranhão no caminho do desenvolvimento”. A afirmação foi feita pela ex-deputada federal Terezinha Fernandes, durante inauguração do comitê Pró-Flávio Dino. Ela acrescentou que a militância vai percorrer o Estado para ajudar a eleger o candidato do PCdoB.

Reforço
O ex-presidente Lula poderá vir ao Maranhão ainda este mês ou agosto. Participará de atos da campanha de Lobão Filho em São Luís, Imperatriz e mais uma cidade, podendo ser Caxias ou Timon.

Vagas
Como a coluna informou ontem, para a Câmara Federal são 7 deputados que não concorrerão à reeleição. Já na Assembleia Legislativa são pelo menos 10 os deputados que estarão fora da disputa pela reeleição. Cinco disputarão vagas na Câmara Federal. Um é candidato à eleição majoritária, o vice de Lobão Filho, Arnaldo Melo. Há quem resolveu se aposentar, como Carlos Alberto Milhomem.

Idade
De acordo com dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do início da tarde dessa quinta-feira (24), a maioria dos candidatos registrados para disputar as Eleições 2014 é formada por pessoas de 45 a 49 anos. São mais de 25 mil candidatos no total, incluindo os postulantes a cargos de vice e suplente. Desse universo, 4.279 estão nessa faixa etária, representando 17,05% do total. Em seguida, aparecem os candidatos que têm de 50 a 54 anos, representando 16,27% do total e somando 4.081 pessoas. Nas extremidades, estão 22 candidatos com a menor faixa etária, de 18 a 19 anos, e três candidatos com mais de 100 anos. Nas Eleições 2010, a maioria dos candidatos também tinha de 45 a 49 anos, porém, a porcentagem era ainda maior, com 47% dos candidatos com essa idade, somando 10.647 ao todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário