quinta-feira, 31 de julho de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 31 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
31 de Julho de 2014 

Desistência
Na terça-feira a coluna comentou sobre a possibilidade da desistência de candidatos, informando que um da região tocantina estava pensando em sair do páreo. Não foi publicado o nome porque não havia nada definido. Mas ontem a coluna recebeu a confirmação do próprio. O ex-prefeito de São Francisco do Brejão, Alex Santos, desistiu da candidatura para deputado estadual. “Não pelo recurso do Ministério Público, que recorri e meu nome está ok, mas pela estrutura mesmo”, esclareceu Alex. Ele já decidiu que vai apoiar a candidata Nina Melo, médica e filha do presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, candidato a vice-governador na chapa de Edison Lobão. “Vou apoiar Nina Melo mais por vínculo familiar que político, por ser tia de minha filha”, afirmou.

Assim é
Boa parte dos candidatos a cargos proporcionais se torna “infiel” durante a campanha em relação à chapa majoritária. Isso acontece em toda campanha, como agora. Já circulam adesivos de candidatos a deputado em que não aparece o nome do candidato ao Governo do Estado. Procuram esconder do eleitor o apoio pensando em ganhar voto de quem vota em candidato a governador de outra coligação. E isso acontece principalmente nos redutos em que a candidatura majoritária não estaria sendo bem avaliada. É como diz o velho ditado: - Em tempo de murici, cada um cuida de si...

Será?
Correm comentários de que dirigentes do PSB estariam pressionando lideranças do partido a apoiarem um determinado candidato a deputado estadual da sigla. Se realmente for assim, estão privilegiando um nome em detrimento de outros candidatos que o próprio PSB tem na disputa eleitoral. Será se os “excluídos” irão aceitar calados?

Ei, você aí...
Só faltava essa. Mas em eleição tudo vale, dentro da lei, claro. A coligação “Todos pelo Maranhão” anuncia o lançamento de uma plataforma para a arrecadação nacional de recursos para a campanha “Ajude o Maranhão a derrotar o Sarney”. Pessoas de todas as regiões poderão colaborar dando dinheiro. A primeira doação foi feita pelo presidente do PCdoB, Márcio Jerry, com o valor ‘simbólico’ de R$ 65,00.

Campanha
O candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), retoma nesta quinta-feira (31) sua agenda política em 12 municípios do interior. O primeiro compromisso do candidato será em Barra do Corda. Depois participa de caminhadas em Newton Belo e Bom Jardim. Na sexta-feira vai às cidades de Pio XII, Satubinha, Altamira do Maranhão e Monção. No sábado, visitará Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde realizará um comício ao lado dos companheiros de chapa Gastão Vieira, candidato ao Senado, e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador.

Números
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado maranhense diminuiu 1,34% em relação às últimas eleições. Nas eleições de 5 de outubro, estão aptos a votar 4.497.336 eleitores; em 2012, este número era de 4.558.855. O Maranhão é o 11º maior colégio eleitoral do país. Na região Nordeste é o quarto. São Luís tem 619.682 eleitores, o que representa 13,7% do quantitativo estadual. Imperatriz tem 164.503 eleitores (3,6%); Caxias, com 107.732 (2,39%); Timon, 107.676 (2,39%); Codó, 81.143 (1,85%); São José de Ribamar, 80.943 (1,8%); Açailândia, 74.765 (1,6%); Bacabal, 66.503 (1,4%), Balsas, 55.154 (1,22%) e Paço do Lumiar, 57.922 (1,17%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário