quinta-feira, 24 de julho de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 24 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
24 de Julho de 2014   

Grevando
Os professores municipais no Maranhão parecem estar mesmo dispostos a azucrinar a cabeça dos prefeitos. Em São Luís completam dois meses em greve. Na tarde dessa terça-feira, os professores de Davinópolis decidiram em assembleia fazer paralisação por tempo indeterminado. Em Imperatriz a greve já se arrasta há quase 90 dias, sendo que ontem um grupo de grevistas ocupou o Palácio Renato Moreira, sede da prefeitura. E em Ribamar Fiquene, os professores também podem fazer greve por tempo indeterminado. A Prefeitura de São Luís está disposta a cortar os salários dos grevistas, a exemplo do que ocorreu em Imperatriz. Mas para tanto iria fornecer ao Tribunal de Justiça do Maranhão a lista com os nomes dos professores que estão fora das salas de aula, mesmo havendo decretação da ilegalidade da greve. A Prefeitura da capital ofereceu um reajuste de apenas 3%. Em Davinópolis, os professores dizem que não aceitam um reajuste menor que o do ano passado - 8%. A prefeitura teria feito a proposta de 6,5%.

Fora
Pelo menos sete cadeiras da bancada maranhense na Câmara Federal não estão sendo disputadas pelos atuais ocupantes. Eles estão fora da reeleição, uns por estarem disputando outros cargos. Carlos Brandão (PSDB) é vice de Flávio Dino; Pinto Itamaraty (PSDB) é candidato a suplente de senador de Roberto Rocha; Hélio Santos (PSD) é candidato a deputado estadual; Gastão Vieira (PMDB) disputa o mandato de senador; Nice Lobão (DEM), Pedro Novais (PMDB) e Zé Vieira (PR) decidiram não disputar as eleições. Quase todos tinham chances de se reeleger. Nada ruim para quem está querendo chegar lá.

Deferimentos
Na sessão dessa terça-feira, os membros do Tribunal Regional Eleitoral deferiram 185 pedidos de registros de candidatura. Não indeferiram apenas o registro de Regilda dos Santos Correa, da coligação “Vamos Juntos Maranhão” (PEN/PMN/PHS/PSD), por não ter atendido requisitos legais previstos no artigo 27 da Resolução TSE nº 23.405/2014, não apresentando a assinatura no RRC e na declaração de bens, ausência de cópia de documento oficial de identificação e comprovante de escolaridade ou declaração de próprio punho. É o primeiro indeferimento votado pelo TRE-MA.

Contas
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), em Sessão Plenária realizada na manhã dessa quarta-feira, desaprovou as contas apresentadas pelos seguintes gestores: Eliomar Alves de Miranda (Capinzal do Norte/2011); Ivaldo Almeida Ferreira (Mirinzal/2011) e João da Cruz Ferreira (São José dos Basílios/2010), com débitos de R$ 46.290,00 e multas de R$ 206.429,00.
Já o ex-prefeito de Sítio Novo, Clidenor Simões Plácido Filho, teve suas contas de 2006 julgadas regulares com ressalvas.

Campanha
O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, que reúne 18 partidos, retomou ontem a sua agenda política pelo interior do estado. Nessa nova caminhada, Lobão Filho vai percorrer mais 13 municípios, a exemplo do que fez na semana passada. O primeiro compromisso foi em Barra do Corda, onde se reuniu com diversas lideranças femininas da cidade em um Encontro com Mulheres. Lobão também visitará nesta semana as cidades de Paulino Neves, Água Doce, Tutóia, Araioses, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Axixá, Morros, Presidente Vargas, Vargem Grande, Itapecuru-Mirim e Coelho Neto.

Mulheres
O número de mulheres em disputa por cargo nas Eleições Gerais deste ano é 46,5% maior do que no último pleito, em 2010. Até as 14h dessa terça-feira, os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostravam que no universo de quase 25 mil candidatos em todo o Brasil, 7.407 são do sexo feminino, representando 29,73% do total de concorrentes em 2014. Na Eleição de 2010, eram 5.056 candidatas (22,43%). A disputa para deputado federal e estadual registrou o maior número de mulheres candidatas: juntos os postos somaram 7.237 candidaturas, 2.404 a mais do que em 2010. Nas eleições deste ano, 2.057 mulheres (30,45%) irão concorrer nas vagas abertas ao cargo de deputado federal. Nos estados, o número também é expressivo, com 4.880 candidaturas femininas (30,04%) que disputarão as vagas nas assembleias legislativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário