quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 03 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
3 de Julho de 2014 

Comemorando
Os oposicionistas estão em festa. Comemoram nas redes sociais uma Certidão expedida pelo cartório eleitoral de Imperatriz sobre a situação dos direitos políticos do ex-prefeito Ildon Marques de Souza (PMN), que estariam suspensos. Só que ele tem outras instâncias para recorrer. Não é uma decisão definitiva. A própria Certidão diz que ele “não está quite com a Justiça na presente data”. A assessoria jurídica de Ildon está se movimentando. A oposição, especialmente os candidatos que têm Imperatriz como principal base eleitoral, torce contra a candidatura do ex-prefeito devido à possibilidade dele ter uma votação expressiva no município. Sem Ildon no páreo, sobraria uma fatia maior do bolo para cada um.

Concorrentes
Se Ildon Marques conseguir mesmo ser candidato, haverá 7 concorrentes à Câmara Federal que têm Imperatriz como principal base eleitoral. Além do ex-prefeito, há Pastor Porto, Rosângela Curado, Rafael Heringer, Edmilson Sanches, Davi Jr. e Chiquinho Escórcio. Isso sem falar em Deoclides Macedo, que é de Porto Franco, mas tem influência em Imperatriz, onde sua irmã, deputada estadual Valéria Macedo, obteve boa votação em 2010.

Nada de besta
O deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB) vai deixar de disputar uma reeleição garantida para concorrer à difícil eleição de vice-governador. Mas não deixou por menos: impôs o nome da esposa, Valderez Melo, como candidata a uma cadeira da Assembleia Legislativa. 

Vedação
Faltando três meses para a realização das Eleições Gerais de 2014, a partir de 5 de julho várias práticas são proibidas aos agentes públicos cujos cargos estejam envolvidos na disputa. Os agentes públicos não podem nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio (que não foi solicitada pelo interessado), remover, transferir ou exonerar servidor público, no local do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito.

Exceções
É permitido, por exemplo, haver: nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança; nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República; e nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 5 de julho de 2014.

Candidatos
A professora Maria Raimunda será candidata a deputada estadual pelo PHS. A informação é do advogado Antonio Torres, presidente municipal do PHS. Para quem não está lembrado, Maria Raimunda é ex-proprietária do CESFA – Colégio São Francisco. Além dela, há o cantor popular Danilo Lima e o produtor de eventos evangélicos Daniel Deluck.

Novo round
Continua a briga entre a Prefeitura e o STEEI. O Sindicato está reclamando que parte dos professores municipais teve o salário de junho cortado. Quem está participando da greve não recebeu um centavo. Ontem o STEEI entraria com mandado de segurança. Hoje haverá uma assembleia geral. Entre outros assuntos, deve deliberar sobre abertura de uma conta para doações para professores que não receberam salário e montar um stand na Praça de Fátima para arrecadar alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário