quarta-feira, 16 de julho de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 16 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
16 de Julho de 2014   

Pegou mal
Que os professores têm todo o direito de fazer manifestação e reivindicações, isso não se discute. Agora há momentos em que o bom senso deveria prevalecer. Não pegou bem a atitude de cerca de 100 professores em cobrar seus direitos da forma como agiram no Palácio do Comércio, onde era realizada a entrega das honrarias como parte das comemorações dos 162 anos de fundação de Imperatriz. Quem foi atingido não foi o prefeito, mas sim os homenageados e seus convidados. Toda vez que era citado o nome de Madeira, os professores vaiavam. Uma diretora de escola do município que foi homenageada quase não conseguiu falar. Graças à democracia, os professores tiveram acesso ao local e fizeram o que bem entenderam. Só que o momento era inconveniente. É verdade que para o prefeito não foi bom passar aquele constrangimento, mas ganhou o apoio da grande maioria dos que lotavam o Palácio do Comércio. Foi aplaudido de pé quando discursou firme. Os aplausos suplantaram as vaias.

E...
Vêm mais manifestações por aí. Os professores prometem realizar hoje um panelaço durante a solenidade em frente à prefeitura, quando do corte do bolo de 162 metros, alusivo ao aniversário da cidade. Amanhã, às 7h, haverá um ato dos pais de alunos em apoio à greve. Será na porta da prefeitura. Até agora não houve sinalização da prefeitura para uma negociação. Como anunciou logo no início da greve, a prefeitura alega que não pode conceder reajuste e ainda cortou os salários dos grevistas.

Fora da lista
Para tristeza dos seus concorrentes, o ex-prefeito Ildon Marques de Souza não sofreu ação do Ministério Público Eleitoral contra a sua candidatura a deputado federal. Pelo menos por enquanto. A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) protocolou, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), 24 ações de impugnação de candidaturas. Ildon não está na lista. Mas outra será divulgada. Então, é aguardar. O ex-prefeito tem a convicção de que está apto a ser candidato.

No páreo
O sindicalista Aluísio Melo é candidato a deputado federal pelo PCB. Ele já disputou o mandato de prefeito. Agora volta a marcar presença e provavelmente voltará a concorrer ao Palácio Renato Moreira, em 2016.

Aleluia!
A obra do prédio da Ciretran será retomada. Pelo menos ontem foi assinada a ordem de serviço para a conclusão da obra. Enquanto isso, nada de começar a construção do Mercado do Peixe...

Apoio
A coligação liderada pelo PMDB aposta na visita de Lula ao Maranhão para uma reviravolta no cenário eleitoral, com Edison Lobão Filho superando Flávio Dino (PCdoB). A coordenadora de campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) no Maranhão, Berenice Gomes, confirmou que Lula deverá vir mesmo para pedir votos em favor do candidato do PMDB. Se realmente Lula conseguir transferir votos, a coisa pega. Lula já obteve mais de 70% dos votos no Maranhão. Flávio Dino, que foi presidente da Embratur no governo Dilma, apoia o candidato Aécio Neves, do PSDB, partido que indicou o candidato a vice-governador, deputado Carlos Brandão.

Resistir
Zangado devido ao pedido de impugnação da sua candidatura a governador, Zeluís Lago (PPL) deixou claro acreditar que o candidato Flávio Dino (PCdoB) está por trás da trama para derrubá-lo. Ele assegura ter sido “assediado” por Flávio Dino para desistir da candidatura. “Fui procurado, sim, inclusive por alguém da minha família ligado a ele, que chegou a pedir para eu desistir de minha candidatura”, afirmou Zeluís, acrescentando que Dino “quer ganhar a eleição por WxO, impugnando as candidaturas de seus adversários. Não somos laranjas e não vamos nos render a esse tipo de manobra”. O autor da ação de impugnação da sua candidatura é Antônio Ferreira Martins, o Totó Martins, candidato a deputado federal pelo PHS. Zeluís Lago é irmão do ex-governador Jackson Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário