quarta-feira, 2 de julho de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 02 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
2 de Julho de 2014    

Vice
Quando se falava em pelo menos cinco nomes como opções para a escolha do candidato a vice-governador na chapa liderada pelo senador Lobão Filho (PMDB), os meios políticos foram surpreendidos com o anúncio do nome do deputado estadual Arnaldo Melo para a vaga, ele que sequer vinha sendo especulado. A política tem disso, cheia de surpresas. Mas a escolha do deputado foi bem avaliada pelos aliados de Lobão Filho. Já com vários mandatos, Arnaldo Melo é um político experiente e tem grande influência política-eleitoral em outras regiões do Estado. Além de agregar todos os deputados da base governista. Quando Roseana manifestou o interesse de deixar o governo para ser candidata ao Senado e eleger indiretamente Luís Fernando para o governo, Arnaldo se movimentou e conseguiu o apoio dos deputados para ele ser o candidato na eleição indireta. Mas Roseana acabou desistindo. Arnaldo Melo é natural de Codó e tem grande penetração em Colinas, cidade do vice de Flávio Dino, o tucano Carlos Brandão.

Pura
Com a escolha de Arnaldo Melo para vice, o PMDB vai de chapa "puro sangue" para as eleições majoritárias. Além de Lobão e Melo, o candidato a senador, Gastão Vieira, também é do PMDB. A vaga de vice seria do PT, que por manobras da direção nacional desistiu de compor chapa, preferindo uma suplência de Gastão Vieira. 

Ganho
A princípio, aliados de Lobão na região tocantina não ficaram satisfeitos com a escolha de Arnaldo Melo, pois queriam que o vice fosse daqui. Mas pensando eleitoralmente, o nome de Melo poderia render mais. A região tocantina representa apenas 13% do eleitorado maranhense. No mais, argumenta-se que o próprio candidato Lobão Filho é considerado da região, devido à forte ligação do seu pai, Edison Lobão, com Imperatriz, onde nasceu politicamente na década de 70.  

Campanha
O candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) vai iniciar oficialmente a sua campanha por Imperatriz, no próximo dia 12 (sábado). Está programada uma caminhada no centro da cidade. O PSDB, com apoio do PCdoB, quer promover um grande evento para apagar o fracasso registrado na convenção tucana, no último dia 22, em Imperatriz.

Tocantins
Cinco candidatos vão disputar o Governo do Estado do Tocantins. Foram oficializadas nas convenções as candidaturas do governador Sandoval Cardoso (SD), do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), do senador Ataídes Oliveira (Pros), do professor universitário Élvio Quirino (Psol) e do bancário Carlos Potengi (PCB).

Renovação
Dos 42 deputados estaduais, onze não disputarão a reeleição. Rubens Junior e Eliziane Gama disputarão o mandato de deputado federal. O presidente da Casa, Arnaldo Melo, concorrerá à vice-governadoria. Entre outros que não concorrerão, há Ricardo Murad, Marcelo Tavares, Vianey Bringel e Cleide Coutinho. Como nem todos que disputarão a reeleição deverão sair vitoriosos, haverá uma renovação significativa na AL. Mas todos os deputados da região - Antonio Pereira, Dr. Pádua, Carlos Amorim, Valéria Macedo e Léo Cunha - têm chances de continuar no Parlamento.

E agora?
Aconteceu o que seus amigos mais temiam: por problema de saúde, Manoelzinho Garimpeiro terminou desistindo de sua candidatura a deputado estadual. Guto, Roberto Wagner, Zé Camilo, Pescoço, entre outros, estão inconsoláveis. É a vida...

De olho!
O mês de junho foi movimentado na capital maranhense. Primeiro bandidos assaltaram uma loja usando fardamento falso da Cemar, dias depois roubaram fardas originais dos funcionários e realizaram outros assaltos em residências. A polícia trabalha na investigação do caso. O alerta fica para que a prática não se repita nas demais cidades. A Companhia sempre orienta que nenhum funcionário está autorizado a entrar na casa do cliente, o trabalho é feito do medidor para fora. Imperatriz também deve ficar em alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário