sábado, 14 de junho de 2014

Bastidores da política deste sábado..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 14 de junho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
14 de junho de 2014

Pesquisas
A Câmara Federal poderá colocar um freio na farra de pesquisas eleitorais, que em boa parte são feitas de qualquer jeito, a “gosto do freguês”.  Está sendo analisado um  Projeto de Lei do deputado José Stédile (PSB-RS), que proíbe a divulgação de sondagens ou enquetes eleitorais que não sigam os padrões técnicos definidos na legislação. Atualmente, há apenas uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre divulgação de enquetes ou sondagens eleitorais sem controle de amostra. Nesses casos, de acordo com o TSE, deverá ser informado que não se trata de pesquisa, mas de mero levantamento de opiniões contando apenas com a participação espontânea do entrevistado. O deputado entende que a resolução do TSE necessita de uma base legal clara que proíba a divulgação de consultas desse tipo à opinião pública. O deputado acredita que as enquetes “têm sido utilizadas com muita frequência para distorcer o processo de formação da vontade do eleitor”.

Convenções
Quatro dias após de iniciado o prazo para a realização de convenções, hoje acontecem três no Maranhão. Farão convenção as siglas do PSOL, PPL e PP. As  duas primeiras oficializarão  candidaturas ao Governo. O PSOL lança o nome do advogado Antônio Pedrosa. Para o Senado,  o ex-deputado federal Haroldo Saboia.  Já o PPL terá como candidato a governador o médico Zéluis Lago. O PP só lança candidatos a deputado federal e a estadual. O partido apoia para o governo Flávio Dino (PCdoB) e para senador Roberto Rocha (PSB). 

Olha aí!
-    “Adianta pouco centrar o debate da austeridade na Casa de Veraneio do Governo, esquecendo o financiamento privado de campanha.  A austeridade do candidato deve se impor antes mesmo da campanha”. A afirmação foi feita nas redes sociais pelo pré-candidato a governador Antonio Pedrosa, a propósito da proposta do pré-candidato comunista Flávio Dino de vender o imóvel.

Deu xabu
Fracassou a tentativa de um eterno candidato fazer protesto contra a Copa do Mundo, em Imperatriz. No dia do jogo do Brasil contra a Croácia, ele saiu às ruas mas não reuniu meia dúzia de insatisfeitos. Uma batida entre duas bicicletas reuniu mais gente...

Mudança
Na sessão de quinta-feira, a última da semana, os vereadores discutiram um projeto de lei do vereador João Silva, que propõe a mudança de nome da rua Floriano Peixoto e da Avenida Newton Belo para Avenida Ribamar Cunha, uma homenagem ao empresário que faleceu no dia 9 de fevereiro deste ano. As duas vias se tornam uma a partir do cruzamento com a Avenida Ceará, na divisa dos bairros Nova Imperatriz, Santa Rita e Jardim São Francisco.

Prazo 
Cinco de julho é o último dia para os partidos e coligações apresentarem ao TSE, até as 19h, o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República. O mesmo prazo é válido para o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital, perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Caso os partidos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite fixada em lei para formalização individual do registro perante o TSE ou algum TRE, é o dia 12 de julho, até às 19 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário