domingo, 8 de junho de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 08 de junho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
8 de Junho de 2014    

Presidentes
Várias pessoas, especialmente quem não acompanha o dia a dia da política, estão perguntando: - Como é que fica a Câmara de Imperatriz com dois presidentes? Pois bem. A eleição para escolha da nova Mesa Diretora seria realizada em dezembro, como normalmente acontecia. Mas os vereadores resolveram antecipar o pleito, que aconteceu no último dia 5. Só que o mandato do atual presidente, Hamilton Miranda (PSD), vai até o dia 31 de dezembro. Portanto, de fato de de direito, ele é que é o presidente. O presidente eleito José Carlos só passa a comandar o Palácio Dorgival Pinheiro de  Souza a partir do dia 1º de janeiro de 2015, quando toma posse.  

E...
Quanto aos outros membros da Mesa Diretora da Câmara, houve duas mudanças em relação à atual composição. O segundo vice-presidente é Richard Wagner, que será substituído por Eudes Feitosa.  O segundo secretário, Antonio Pimentel, entregará a vaga para Antonio José. Permanecem Fátima Avelino, primeira secretária, e Esmerahdson de Pinho, primeiro vice-presidente.

Vice
O PT ainda não definiu se fica ou não com a vaga de vice na chapa de Lobão Filho e pelo visto o PDT não vai aderir à aliança comandada pelo peemedebista.  Para a vaga, o PMDB tem duas opções: o ex-prefeito de Imperatriz Ildon Marques (PMN) e o deputado Victor Mendes (PV). As convenções serão agora em junho. Portanto, até o final do mês saberemos quem é quem no jogo  eleitoral de 2014.

Início
As convenções poderão ser feitas a partir da próxima terça-feira (10). O prazo é até o dia 30. Os partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderão realizar convenções destinadas à deliberação sobre coligações e à escolha de candidatos para as Eleições Gerais de 2014. As convenções são reuniões dos filiados a uma legenda para a deliberação de assuntos de seu interesse. Cinco de julho é o último dia para os partidos e coligações apresentarem na Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos.

Pecuaristas
O pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) foi ao Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) na noite de sexta-feira. Reuniu-se com alguns agropecuaristas, acompanhado do prefeito  Sebastião Madeira, do vice Pastor Porto e do ex-governador  José Reinaldo Tavares. 

Imprudência
Continua assustador o índice de acidentes registrados em Imperatriz. O que chama a atenção é que a grande maioria ocorre por desrespeito à sinalização.  Os motoristas não obedecem a preferencial. É verdade que ainda  precisa melhorar, mas não se pode culpar o órgão de trânsito pelo que vem acontecendo.   

Ministro
Amanhã a governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, recebem o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz. Às 9h30 será inaugurada a sede da 8ª Superintendência do órgão. Em seguida, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o ministro e governadora assinam ordem de serviço para implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) para maranhenses, no valor de R$ 119.520.000,00, com recursos do Programa Federal Água Para Todos, inserido no Plano Brasil Sem Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário