sexta-feira, 13 de junho de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 13 de junho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
13 de Junho de 2014    

Rítmo da Copa
O Brasil respira Copa do Mundo. As atenções estão voltadas paras os estádios. O período pré-eleitoral ficará em segundo plano, pelo menos para os eleitores, pois as movimentações dos pré-candidatos continuarão, afinal é preciso realizar as convenções partidárias e para isso há prazo.  Já neste sábado algumas siglas estarão oficializando os seus candidatos. Entre eles estão o PP e o PPL, este último lançando candidato a governador – Zéluís Lago. O prazo começou na última terça-feira (10) e se encerra no próximo dia 30. O PSDB realizará a sua convenção em Imperatriz, dia 22, no ginásio de esportes do SESI. Os dois partidos dos principais candidatos ao governo,  Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), farão suas convenções nos dias 27 e 29, respectivamente.  

Insistindo
O ex-prefeito e ex-governador João Castelo resiste às pressões de aliados e manterá sua pré-candidatura a senador até à convenção do PSDB. Um nome de peso no ninho tucano que se posiciona contra a candidatura de Castelo é o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que prefere  o ex-tucano Roberto Rocha, hoje no PSB.

Criatividade
Elogiada a inserção na tv do PMN com o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques de Souza. Aproveitando a Copa do Mundo, fez trocadilho entre a seleção e política para dar a sua mensagem. Ildon é pré-candidato a deputado federal, mas também está sendo especulado para vice de Lobão Filho.

E...
Consta que o ex-prefeito teria ingressado no Tribunal de Justiça do Estado com uma ação rescisória, com o objetivo de desfazer os efeitos de uma sentença  de primeiro grau. 

Pesquisas  
Anunciou-se que depois das inserções do PMDB com Edinho Lobão, nesta semana seria encomendada uma pesquisa de intenção de votos em todo o estado. O instituto seria o Vox Populi. Mas consta que pelo menos outras três seriam realizadas, por solicitação da oposição.  Então, é aguardar os resultados. 

Divulgação
O sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Gerais 2014, o DivulgaCand, já pode ser acessado na parte central do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na área “Destaques”. A ferramenta eletrônica permite que cidadão interessado possa consultar a quantidade de candidaturas por município e cargo, possibilitando ao eleitor conhecer os candidatos de sua cidade. Também estarão disponíveis informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, assim como todos os dados informados à Justiça Eleitoral.

Violência 
Um dos assuntos abordados na sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz foi a agressão praticada por um servidor público municipal contra o militante político Gutemberg Davi Araújo, o Guto. O ato de violência aconteceu dentro da Câmara. Guto sofreu fratura no fêmur. O presidente eleito da Câmara, José Carlos, e outros vereadores cobram do prefeito a demissão do servidor, que não é concursado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário