quinta-feira, 29 de maio de 2014

Imperatriz recebe helicóptero do GTA

Comandante do GTA-MA, Delcimar Oliveira.
Imperatriz - O Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA/MA), que completa 18 anos de criação no estado, vai expandir sua atuação com a instalação de uma base aqui em Imperatriz. A partir da criação da unidade, as ações de combate ao crime, que envolvam operações aéreas de segurança, terão mais rapidez e agilidade nos municípios da região Tocantina.

De acordo com o coordenador do GTA, comandante Delcimar Oliveira, a base começa a ser implantada em junho. Ele disse que toda a parte operacional e técnica já está ajustada, o projeto está em análise na Secretaria de Segurança e se tudo ocorrer bem, os trabalhos começam já no próximo mês.

O GTA realiza um trabalho de excelência no serviço de aviação de segurança pública do Brasil. Fundado em 1997, o grupo foi criado com a função de combater o crime organizado, bem como dar suporte especializado a órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.... Além disso, o grupo multimissão atua também em atividades de resgate, salvamento e policiamento aéreo. Realiza ações na área da saúde, como translado de enfermos, busca e salvamento de pessoas em locais de acidente ou acesso difícil, além de operar, também, no combate às drogas e assaltos a bancos.

Atualmente, o GTA/MA, que é uma coordenação subordinada diretamente ao gabinete do secretário de Segurança Pública, conta com um efetivo de 50 agentes, entre policiais militares, civis e bombeiros, além da parte administrativa. O comandante informou que o GTA/MA já atuou na região Serrana do Rio de Janeiro, quando aconteceram deslizamentos e, também, em alagamentos ocorridos no estado de Alagoas. A próxima missão vai ser na Copa do Mundo, na cidade sede de Natal, onde será prestado serviço de apoio com uma equipe aeromédica.

Na estrutura material, o grupamento é composto por três helicópteros, sendo um modelo EC145, considerado uma das aeronaves mais modernas do mundo na atividade de segurança pública, com capacidade para dois pilotos e oito combatentes; e dois modelos Esquilo, que comporta dois pilotos e quatro combatentes; possui também dois aviões de pequeno porte, e 13 veículos próprios, sendo um deles blindado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário