quarta-feira, 7 de maio de 2014

Bastidores da política desta quarta..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 7 de maio de 2014.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.
Bastidores
7 de Maio de 2014   

Tá dominado
Dos 17 vereadores da bancada governista, quantos vão seguir o prefeito Sebastião Madeira na sua mudança para o lado oposicionista, apoiando Flávio Dino (PCdoB)? Pelo jeito, não fica um. “Temos que acompanhar o chefe”, alegariam. Pois é, se assim realmente for, todos os 21 vereadores estarão no palanque do candidato do PCdoB, porque os 4 da oposição já eram, claro. Aliás, depois dessa mistura, será que ainda vai ter algum opositor ao governo municipal? Ontem, um atento eleitor perguntava como seria a postura nas sessões dos quatro vereadores da bancada oposicionista. Pelo menos por enquanto, parece que não muda nada, porque ontem, com as galerias lotadas de professores em greve, o vereador Rildo Amaral não refrescou.

Eleição
Especula-se que a eleição da nova diretoria da Câmara Municipal de Imperatriz seria realizada no dia 5 de junho. Mas fonte da própria Câmara revela que ainda não estaria definida a data da eleição. O vereador João Francisco estaria solicitando a antecipação para até o final deste mês. Há um movimento pela eleição do vereador Zé Carlos à presidência, mas Hamilton Miranda não estaria disposto a abir mão da re-reeleição. Vai pesar muito a posição do prefeito Madeira, que é muito ligado a Hamilton, mas também é simpático ao nome de Zé Carlos. É aguardar.

Visita
O pré-candidato a governador Edinho Lobão (PMDB) ainda não anunciou quando pretende vir a Imperatriz. Depois que se lançou na disputa, Lobão esteve em dois municípios da região – Grajaú e Barra do Corda. É possível que ainda este mês ele venha a Imperatriz e outros municípios tocantinos.

Entenda
Anuncia-se que a cúpula do PMDB não pretende escolher o candidato a senador através de pesquisa. O critério da escolha seria político e a preferência é pelo nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo. Na pesquisa, o deputado federal Gastão Vieira levaria vantagem. Ora, se eleição se ganha é com voto, por que não escolher quem tiver mais condições eleitorais?

Vingança
O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) não morre de amores por Roberto Rocha, que é do mesmo partido e pré-candidato a senador. Tavares não perdoa Rocha por ter lhe atrapalhado nas eleições de 2010 e por isso está lutando pela  candidatura do ex-prefeito João Castelo (PSDB). O tucano se movimenta e se conseguir emplacar a candidatura, a oposição terá dois candidatos, aumentando as chances do candidato da situação se eleger.

Saindo
João Alberto Souza (PMDB) deixará o Senado. Ele se licenciará do cargo para assumir a Secretaria de Projetos Especiais no Governo Roseana. A sua cadeira será ocupada pelo primeiro suplente, Clovis Fecury (DEM). Assim, João Alberto fica mais perto da movimentação política em torno da sucessão estadual. E se torna inelegível para as eleições de 2014, acabando com as especulações de que ele poderia vir a substituir Lobão Filho.

Aliança
Marcada para a próxima sexta-feira (09) uma visita ao Maranhão do presidenciável Aécio Neves (PSDB). Ele vem confirmar a aliança do PSDB com Flávio Dino e na oportunidade deverá ser anunciado o vice, acabando de vez o sonho do PDT de indicar o companheiro de chapa do comunista.

De olho na iluminação pública!
Prefeitos, secretários e gestores dos 40 municípios da região sul do Estado foram convidados para participarem, na tarde desta quinta-feira (08), do 1º Workshop de Iluminação Pública. O evento é realizado pela CEMAR e tem como objetivo informar e esclarecer os deveres e competências relacionados ao perfeito funcionamento da rede de iluminação pública nos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário