quarta-feira, 19 de março de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Março 19, 2014

E o voto?
Especula-se que lideranças do Partido dos Trabalhadores estariam defendendo candidatura própria ao governo do Estado. São petistas de corrente que não admitem a reedição da aliança com o PMDB. Lançar candidatura é o de menos. O problema maior é voto. Qual o nome com potencial eleitoral que o PT tem no Maranhão para disputar uma eleição de igual para igual com Flávio Dino (PCdoB), Luís Fernando (PMDB) e Eliziane Gama (PPS)? Os deputados Zé Carlos e Francisca Primo, diriam. Só que está se tratando de eleição para governador, e não de deputado. Se lançasse candidato, ficaria em quarto lugar. Se tiver mais um candidato, ficaria em quinto. Seria vergonhoso. Portanto, é melhor um passarinho na mão do que dois voando. E alto.

“Rebeldes”
Na sessão de ontem, a Câmara aprovou o veto do prefeito Sebastião Madeira ao projeto de lei de autoria do vereador Marco Aurélio que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de veículos plantarem árvores para mitigação do efeito estufa/impacto ambiental no município. A votação foi secreta e o veto à lei aprovado por 11 votos a 8. Como a oposição tem quatro vereadores, isso quer dizer que quatro governistas votaram contra o veto do prefeito.

Homenagem
A Rua 3, localizada no Parque do Buriti, passa a se chamar Padre Francisco de Assis Sousa. É a rua da Igreja Cristo Salvador, que o padre idealizou e começou a construção. Ele morreu no dia 19 de março de 1989. Portanto, hoje completa 25 anos.

E...
A vereador Antonio José de Oliveira apresentou projeto de lei que denomina de José Ribamar Garros a escola municipal localizada na rua 7, no loteamento Parque Avenida. Também quer que seja colocado o nome de Maria Evangelista de Sousa na escola municipal do Conjunto Itamar Guará. Os dois exerceram cargos na administração municipal de Imperatriz. Garros morreu em abril de 2012 e Lia na semana passada.

Não abre
Provocada pelo colunista, diante das especulações feitas pela imprensa da capital, ontem a pré-candidata a deputada estadual Mara La Rocque (PPS) garantiu que não existe nenhuma possibilidade da deputada Eliziane Gama desistir da candidatura a governadora para apoiar Flávio Dino (PCdoB). “É desespero deles”, disse, referindo-se aos dinistas. Vamos acreditar, mas com um pé atrás. Sexta-feira Eliziane estará em Imperatriz.

Ditadura
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) apresentou um Requerimento pedindo à Assembleia Legislativa para que seja realizada uma Sessão Solene com o objetivo de resgatar a memória da população maranhense e homenagear os homens e mulheres que resistiram ao golpe militar. O parlamentar acredita que a Casa Legislativa não pode deixar de lembrar um momento tão importante da história brasileira. Ele lembrou que “o período de exceção instituído pelos militares e apoiado pelos Estados Unidos da América torturou, perseguiu, matou e exilou diversos militantes de movimentos sociais, estudantes, jornalistas, intelectuais e camponeses. Esta Casa, até pelas retaliações que sofreu à época, não pode passar em brancas nuvens em relação a essa data que completa 50 anos do Golpe Militar. Precisamos fazer essa devida homenagem aos homens e mulheres que resistiram ao golpe e que resistiram à Ditadura Militar”.

Será?
Durante a sessão de ontem, os deputados Hélio Soares (PMDB) e Manoel Ribeiro (PTB) manifestaram o desejo de disputar o mandato de senador pelo grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB). Hélio chegou a dizer que tem condições eleitorais e legitimidade para ser o candidato do grupo. Se dois deputados estaduais estão tomando essa decisão, é porque acreditam que Roseana não deixará o governo para ser candidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário