domingo, 23 de fevereiro de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Fevereiro 23, 2014

Assustando
Para aliados da governadora Roseana Sarney, os adversários estão apreensivos com a possibilidade do secretário da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, assumir o comando do governo por meio de eleição indireta. Pré-candidato a governador, LF pode ser eleito pela Assembleia Legislativa, caso Roseana Sarney renuncie, e no cargo a situação política-eleitoral seria totalmente diferente. Daí a preocupação dos aliados de Flávio Dino, segundo os roseanistas. A verdade é que quem disputa o mandato no cargo tem mais possibilidades de vitória. E é nisso que aposta o Grupo Sarney. É aguardar março, quando Roseana deverá decidir se sai do governo para ser candidata ao Senado.

E...
O deputado estadual Tatá Milhomem (PSD) pode ser o vice de Luís Fernando na eleição indireta. Isso, claro, se o PT não aceitar a vaga. O presidente do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Monteiro, já demonstrou que a sigla não tem muito interesse. Quer mesmo a vice é na eleição que acontecerá dia 5 de outubro.

É o besta!
O deputado federal Davi Alves Silva Junior, que não tem nada de besta, se apressou em anunciar que o edital de licitação das obras de duplicação da BR-010, no perímetro urbano de Imperatriz, foi encaminhado ao Diário Oficial da União. Davizinho quer ser o “pai da criança”, mas todos sabem quem realmente viabilizou a obra.

Tá pegando
A governadora Roseana Sarney anunciou aumento salarial para os servidores, com exceção dos policiais. Isso gerou um clima de insatisfação entre eles e não é nada bom política-eleitoralmente para Roseana e seu candidato. Ontem, um militar que sempre declarava abertamente ser eleitor do candidato de Roseana, seja Luís Fernando ou outro, afirmou que a partir de agora o seu posicionamento é diferente. E o pior é que os militares estão prometendo paralisações, a exemplo do que já fizeram.

Alvo
O site da ADEPAG (Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros) critica o deputado Domingos Dutra (SDD-MA), que ultimamente vem se envolvendo nos assuntos relacionados a Serra Pelada. “Aos garimpeiros do Maranhão, Dutra sai por aí falando da Colossus, uma empresa que já faliu e não é mais problema para os garimpeiros. O grande problema agora é essa intervenção contra a nossa Cooperativa que o deputado não tem a coragem de combatê-la. Estamos fartos de blá, blá, blá político que visa apenas abocanhar mais uma vez os nossos votos”, afirmou o líder garimpeiro Wellington Alves, de São Luís.

Residência
Em reunião na próxima terça-feira (25), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte deverá examinar, em caráter terminativo, o Projeto de Lei do Senado que institui a residência pedagógica para os professores da educação básica. O projeto altera o artigo 65 da Lei 9.394/1996 - que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional - e determina que aos professores habilitados para a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental será oferecida a residência pedagógica, etapa ulterior de formação inicial, com o mínimo de 800 horas de duração, e bolsa de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário