quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Fevereiro 20, 2014

Na espera
Os defensores da criação de novos municípios continuam na expectativa em torno da votação, pelo Congresso Nacional, do veto da presidente Dilma Rousseff. Em novembro do ano passado, ela vetou o projeto alegando que novos municípios resultariam em aumento de despesas que não seria acompanhado por um crescimento de receitas equivalente. Na noite dessa terça-feira, o Congresso iria decidir sobre o veto, mas com receio do baixo quórum entre os senadores, as bancadas da Câmara dos Deputados lançaram mão da obstrução e adiaram a votação. A nova data de votação será definida pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, mas alguns parlamentares defenderam que ela seja realizada na próxima terça-feira (25). O Maranhão, onde já existem 217 municípios, tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação. Da região há apenas dois: Novo Bacabal (Açailândia) e II Núcleo (Buriticupu). Há 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais pertencem.

Força-tarefa
Em função dos problemas verificados na cidade em vários setores, devido principalmente às chuvas, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB) anunciou ontem que hoje estará reunida em Imperatriz uma força-tarefa composta por vários órgãos federais, estaduais e municipais, ligados a segurança, infraestrutura, saúde e social. O encontro será à tarde, na Secretaria de Educação.

Aliança
Com a reeleição confirmada, o presidente do Partido dos Trabalhadores do Maranhão, Raimundo Monteiro, afirmou ontem que a continuidade da aliança PT-PMDB dependerá de decisão da Executiva Nacional. A estadual é a favor. Sendo assim, está garantida a aliança, porque em nível nacional as duas legendas deverão continuar juntas.

Alerta
A deputada estadual e pré-candidata a governadora, Eliziane Gama (PPS), destacou ontem a importância e necessidade da população estar atenta para não ser manipulada pelos resultados das pesquisas eleitorais.
“Acredito que a eleição tem que ser escolhida pela consciência verdadeiramente. O que esse candidato representa e o que esse candidato tem efetivamente para mostrar e apresentar de alternativa diferenciada para o Estado”, ressaltou. Ela se manifestou em aparte ao pronunciamento do deputado César Pires sobre o resultado de uma pesquisa na Região Metropolitana de São Luís.

Ouro de Tolo
Os garimpeiros continuam a ver navios. A cada dia que passa parece que fica mais complicada a situação no garimpo de Serra Pelada. As informações são as mais diversas, muitas sem fundamento. Aliás, há uma entrevista do interventor da Coomigasp no blog Serramil, em que ele esclarece muita coisa, desmentindo boatos e até prometendo processar “caluniadores”.

Cobrando
Ontem pela manhã o presidente da Colônia dos Pescadores Z-29, Salomão Santana, conversou com o controlador-geral Cândido Madeira sobre a construção do Mercado do Peixe. O secretário disse que iria conversar com o prefeito Sebastião Madeira para saber em que situação está o processo de licitação da obra. O deputado Francisco Escórcio, também contactado por Salomão, informou que ainda ontem iria ligar para Madeira e pedir pressa, pois já existem R$ 800 mil na conta da prefeitura.

Falta de capim
O clima não anda nada bom nas hostes do Imperatriz, o nosso glorioso Cavalo de Aço. Está se tornando insustentável a permanência do presidente, apesar de toda a sua boa vontade em resolver os problemas. Além dos que já saíram, na tarde de ontem mais quatro jogadores iriam pedir rescisão de contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário