domingo, 5 de janeiro de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.
Jornalista Coló Filho de O Progresso.

Bastidores
Janeiro 5, 2014

De volta
A deputada estadual Eliziane Gama (PPS), pré-candidata a governadora, fez nova visita a Imperatriz, ontem. Ela veio participar de um encontro da Assembleia de Deus, a convite do Pastor Raul Cavalcante. Acompanhada do vice-prefeito Pastor Porto, da pré-candidata a deputada estadual Mara La Rocque e integrantes do PSB, Eliziane aproveitou para manter contatos com lideranças políticas e comunitárias e visitou os órgãos de comunicação. Ela revelou a O PROGRESSO que o seu vice será da região tocantina, que tem uma grande importância no contexto político-eleitoral do estado. O PPS está fechando aliança com o PSB, mas o vice pode não ser desse partido. Seria chapa pura. O PSB ficaria com a vaga de senador, que já está definida com o nome do ex-deputado federal Roberto Rocha. Eliziane espera ter ainda o apoio do PSDB, que vem mantendo um alinhamento com o PPS e o PSB. Ela disse que está otimista quanto ao pleito de outubro, pois a sua pré-candidatura vem apresentando crescimento, especialmente em São Luís, o maior colégio eleitoral.

Plano
Eliziane Gama confirmou a existência de um plano que visaria lançar o nome de José Reinaldo Tavares à eleição indireta de governador. Mas a deputada, embora da oposição, não está tendo qualquer envolvimento. Eliziane, no entanto, não acredita que o ex-governador venceria a eleição. Segundo ela, o presidente da Casa, Arnaldo Melo, poderia até peitar a governadora Roseana Sarney, mas para ele próprio ser o beneficiado, e não Zé Reinaldo.

Eleição
A deputada Eliziane Gama observa que ainda não existe norma definida para a eleição indireta na Assembleia Legislativa. A questão ainda será discutida e haveria inclusive a possibilidade de a indicação dos candidatos ser feita pelos blocos parlamentares. Segundo Eliziane, se Arnaldo Melo realmente resolver concorrer, dificilmente perderia. Já sairia com cerca de 14 votos e para conseguir os outros necessários não teria muitas dificuldades. A AL tem 42 deputados e bastariam 22 votos para se eleger.

Será?
Que Arnaldo Melo tem vontade de ser governador, disso ninguém duvida. Mas consta que já teria havido uma conversa no Palácio dos Leões e Arnaldo se contentaria em continuar na presidência da AL e ainda indicaria o substituto de Luís Fernando na Secretaria da Infraestrutura. Com isso, Roseana Sarney garantiria a eleição do nome que indicaria, podendo ser o próprio pré-candidato a governador, Luís Fernando.

Mas...
Se as coisas começarem a ser dificultadas, Roseana Sarney poderá decidir não disputar o mandato de senadora, permanecendo no comando do Palácio dos Leões. Roseana não entrega a cadeira para qualquer um, afinal gato escaldado tem medo de água fria. Ela já foi vítima de traição.

Mandando na área
Ontem, a coluna abordou a questão de moradores de rua que estão aprontando na Praça de Fátima. Um leitor observou que há inclusive lojista que se mudou da área por causa de um desses elementos que “vigiam” carros, o qual inclusive é acusado de cometer assassinato. Será que as autoridades competentes não vão tomar providências? Ou vão esperar que primeiro morra uma pessoa?

Reação
Os ataques dos bandidos em São Luís contra ônibus e delegacia são uma reação às medidas duras da polícia nos presídios, onde estavam acontecendo mortes. O problema carcerário no estado é grave, mas o governo vem procurando meios para solucioná-lo. Na verdade, o sistema carcerário está falido em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário