sábado, 21 de setembro de 2013

Bastidores da política deste sábado....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado.

Bastidores
Setembro 21, 2013

Rumo
A anunciada saída de Ildon Marques do PMDB gerou várias especulações. Cada um querendo “adivinhar” o futuro do ex-prefeito de Imperatriz (duas vezes prefeito, além de interventor). Uns acham que ele vai chutar o pau da barraca e se aliar aos oposicionistas. Outros acham que continuará no Grupo Sarney e, se puder (juridicamente), será candidato a deputado, estadual ou federal. E há quem acredite que ele encerre a carreira política. A verdade é que dificilmente Ildon deixará o grupo, apesar de ter levado uma rasteira do PMDB nas eleições municipais do ano passado, quando teve a candidatura vetada na convenção. E a decisão de sair do PMDB às vésperas de acabar o prazo para troca de partido leva a crer que ele está mirando 2014. O “Pisada de Porcão”, como é chamado pelos aliados, ainda é forte eleitoralmente em Imperatriz.

E...
Por ser sarneysta, Ildon Marques é visto como um “satanás” pela oposição. Mas quer ver ele se tornar “Deus”? Basta assinar a ficha de filiação de um partido oposicionista. Pronto! Os defeitos, em um passe de mágica, desaparecem. Veja o caso do deputado Raimundo Cutrim, agora comunista!

Dissidência
O PPS deverá perder o deputado estadual Othelino Neto. É o efeito da pré-candidatura da deputada Eliziane Gama ao Governo do Estado. Ele é contra, porque quer o PPS com Flávio Dino (PCdoB). Na próxima semana, Othelino deverá assinar a ficha no Partido Comunista do Brasil. A sigla passaria a ter três deputados - Rubens Júnior e o comunista novato Raimundo Cutrim.

Filiação
Edson José Travassos Vidigal filia-se hoje ao PTC, durante o 10º Encontro Estadual do partido. Também lançará a pré-candidatura a deputado estadual para as eleições de 2014. Com 39 anos e nascido em São Luís, ele é filho de Edson Vidigal, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça e ex-candidato a senador. É professor de Direito Eleitoral, Direito Administrativo e História do Direito da Universidade Ceuma (MA), professor de Direito Eleitoral e Filosofia do Direito da União Pioneira de Integração Social - UPIS (Brasília).

Terminando
Cinco de outubro é o último dia do prazo para filiação partidária para quem deseja se candidatar nas eleições de 2014. De acordo com a legislação eleitoral, os futuros candidatos devem ter domicílio eleitoral na jurisdição onde pretendem concorrer e estar com a filiação aprovada pelo partido um ano antes do pleito. Portanto, faltam poucos dias para providenciarem a filiação. Muitos pré-candidatos mudarão de sigla.

Disputa
É briga de foice no escuro a disputa pela presidência estadual do dividido PT maranhense. Ontem à noite houve o lançamento da candidatura à reeleição do presidente Raimundo Monteiro, pela chapa O Partido que Muda o Brasil. Ele tem o apoio do vice-governador Washington Luiz. Os adversários são Augusto Lobato, vice-presidente estadual; Raimundo Teixeira, atual tesoureiro; Henrique Souza e Eri Castro, que também fazem parte do diretório estadual. Monteiro defende a manutenção da aliança do PT com o PMDB, mas com a condição de novamente indicar o nome para a vaga de vice-governador.

No páreo
O ex-prefeito de Açailândia, Jeová Alves, está disposto a brigar pelo mandato de deputado federal. Para tanto, trocou o PSDB pelo PSL. Nas eleições municipais ele apoiou o candidato do ex-prefeito Ildemar Gonçalves, Élson Santos. Comenta-se que há a possibilidade do ex-prefeito Ildemar também ser candidato a deputado federal.

Cabo eleitoral
O ministro Gastão Vieira está empenhado em pedir votos! Ontem ele esteve em São Paulo para defender a candidatura da capital paulista para sediar a Exposição Universal 2020. O Simpósio “São Paulo: Força da diversidade”, teve a presença de cerca de cem delegados do Bureau Internacional de Exposições (BIE). Gastão Vieira apresentou o primeiro painel, com o tema “Brasil 2020: Agenda para o Desenvolvimento”. O ministro destacou a inclusão de 40 milhões de brasileiros na classe média, os investimentos do governo federal em infraestrutura e o posicionamento do país no cenário mundial. A Exposição, realizada a cada cinco anos, reúne governos de diversos países, organizações nacionais, internacionais e empresas para discutir temas de relevância global, como tecnologia, sustentabilidade, inovação, urbanismo e economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário