terça-feira, 24 de setembro de 2013

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.

Bastidores
Setembro 24, 2013

Ônibus, de novo
O procurador geral do município de Imperatriz, Gilson Ramalho, conseguiu derrubar no STJ (Superior Tribunal de Justiça) a decisão da desembargadora Cleonice Silva Freire que impedia o município de quebrar o contrato com a VBL. Proferida em 2 de setembro, só agora veio à tona. Pode ser que o município não tenha mais interesse na decisão, já que a empresa, sob nova administração, colocou 30 novos ônibus nas ruas, dando uma revigorada na frota. Feita aí a ressalva de que a população está mais satisfeita do que antes, já que o serviço no quesito ônibus melhorou, o assunto merece, porém, algumas observações. A decisão do STJ é boa. Primeiro, porque devolve ao município o poder que lhe compete e deste fica a expectativa de que este possa promover um estudo para uma nova reorganização para o setor de transporte público. Mais linhas (porque há novos conjuntos residenciais, Itamar Guará I e II e Recanto Universitário, que são verdadeiros bairros), e um rigoroso cumprimento de horários por parte das empresas fazem parte.

Mais
Outra coisa, que é um total desrespeito, é a forma como motoristas param nos pontos, no meio da rua, mesmo onde o espaço é bom, como na Praça Brasil, sujeitando passageiros a um acidente. Para finalizar, o Terminal da Integração, além de ter virado em seus arredores estacionamento de ônibus, não integra, já que tem, segundo reclamações de usuários, uma empresa que por ali não entra.

Livro
Está confirmado para a próxima quinta-feira o lançamento em Imperatriz do livro “GOVERNO JACKSON – o legado”. Será às 19h, na Academia Imperatrizense de Letras (AIL). A informação foi dada ontem à tarde pelo vice-prefeito Pastor Luiz Porto, em visita a O PROGRESSO. Estarão presentes a viúva de Jackson, Clay Lago, o filho Igor Lago e a deputada estadual Eliziane Gama.

Filiação
Ontem à noite seria realizada em São Luís uma reunião da deputada Eliziane Gama, pré-candidata ao governo, com Clay e Igor Lago. Em discussão, a filiação dos dois ao PPS. Se acertada, a filiação acontecerá na próxima sexta-feira, em Imperatriz. Na oportunidade, Eliziane anunciará as pré-candidaturas de Igor Lago e Pastor Porto à Câmara Federal.

Murchando
Com a proximidade do final do prazo para filiação de quem deseja se candidatar nas eleições de 2014, a troca de partido já começou. Espera-se que cerca de 10 deputados estaduais ingressarão em nova sigla. Começou com o deputado Raimundo Cutrim, que trocou o PSD pelo PCdoB. O partido criado por Gilberto Kassab vai murchar, porque além de Cutrim ainda poderá perder André Fufuca, Alexandre Almeida, Camilo Figueiredo e Dr. Pádua.

Também
O PMDB sofrerá baixas, também. Devem sair Max Barros e Stênio Rezende. Mas isso não significa que eles deixarão o grupo da governadora Roseana Sarney. É a sobrevivência política levando os pré-candidatos a trocar de partido.

Aguardar
Como já se sabe, Ildon Marques deixou o PMDB e está sem partido. Se antes do prazo estabelecido pela legislação eleitoral (5 de outubro) ele resolve se filiar, será um sinal de que está disposto a disputar um mandato no próximo ano. Alguns acham que ele vai para a oposição. Outros duvidam. Ildon, como já aconteceu em outras eleições, só deixa para mostrar a cara em cima da hora. Gosta de um mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário