sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.

Bastidores
Setembro 27, 2013

Mostrou a cara
Um dos assuntos mais comentados ontem no meio político local, especialmente no grupo situacionista, foi a reunião que o ex-prefeito Ildon Marques de Souza teve com a governadora Roseana Sarney. Chamado, ele foi ao Imperial Hotel e conversou por cerca de 40 minutos com a governadora. Como testemunhas, apenas os secretários Luís Fernando (Infraestrutura) e Ricardo Murad (Saúde). O fato mostra que Ildon Marques não pensa em mudar de camisa, como muitos da oposição desejam, e que pode entrar na disputa eleitoral do próximo ano. O ex-prefeito se desligou do PMDB, mas até o dia 5 de outubro, prazo para filiação para quem deseja se candidatar em 2014, estará ingressando em uma nova sigla. Se realmente Ildon retomar a carreira política, estará aí um caminho para ele e Madeira se tornarem aliados. Os dois não são inimigos pessoais. Eles se respeitam. A divergência é apenas no campo político. E não seriam os primeiros nesse mundo da dinâmica política a fumar o cachimbo da paz.

Pedra no caminho
Ontem o jornalista André Gomes informou que Ildon Marques lhe garantiu que será candidato a deputado federal. Se isso realmente acontecer, será um duro golpe nas pretensões da sua (ex) aliada Rosângela Curado de disputar uma vaga da Câmara Federal. Ela foi candidata a prefeita com apoio de Ildon e obteve 39 mil votos. Ganhou uma grande fatia do bolo eleitoral do ex-prefeito. Ildon foi tirado da disputa pelo seu próprio partido, o PMDB, e quem desejava votar nele digitou o 25 na urna, dando o voto a Rosângela Curado. Com Ildon na disputa do próximo ano, ela conseguiria a expressiva votação de 2012? Se o cenário for esse, a saída de Curado é ser vice de Flávio ou esperar 2016. Do contrário, corre o risco de passar vexame e “queimar o filme” para a eleição municipal, seu principal alvo.

E...
O deputado estadual Carlinhos Amorim não comenta, claro, mas ficou com um pé atrás com a entrada de Rosângela Curado no PDT. Ele deixa de ser a única estrela do partido na cidade e ainda vai ter que brigar com Rosângela pela vaga de candidato a prefeito, em 2016.

Filiação
A ex-primeira-dama do Estado, Clay Lago, não confirmou se vai se filiar ao PPS, juntamente com Igor Lago. Ela disse que teve um encontro com Eliziane Gama, mas não definiu se assina a ficha do partido. Também não confirmou a possível candidatura de Igor Lago a deputado federal. Comenta-se que a pretensão de Clay Lago é se filiar ao partido que a ex-ministra Marina Silva tenta criar, o Rede Sustentabilidade.

Só faltava essa
Os índios tomaram quase todo o município de Montes Altos. Agora querem fazer o mesmo em Amarante. É muita terra para pouco índio, que vive mais na cidade do que em suas terras. Produzir que é bom... Se não bastasse, agora estão provocando conflito na zona urbana, como ocorre no momento no Parque Amazonas, em Imperatriz. São 110 famílias despejadas. Aí já é demais...

O jogo é bruto
Em discurso na Assembleia Legislativa, ontem, o deputado Bira do Pindaré (PT) disse que está sendo perseguido pela direção estadual do Partido dos Trabalhadores. O deputado solicitou oficialmente ao PT sua participação na propaganda partidária gratuita, pois ele é o único deputado estadual do partido que não teve esta oportunidade. A justificativa dada pela direção estadual é que só iriam exibir na propaganda partidária os membros da executiva estadual. Na casa legislativa, além de Bira, o deputado Zé Carlos e Francisca Primo compõem a bancada do PT. Bira lembrou que a deputada Francisca Primo e o vice-governador, que também não são membros da executiva, participaram das inserções do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário