quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira.

Bastidores
Setembro 19, 2013

Inês é morta
Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de declarar inconstitucional o uso dos recursos contra expedição de diplomas (RCEDs) para a cassação de mandatos eletivos, a governadora Roseana Sarney está praticamente livre do risco de cassação. Todos os processos existentes no TSE teriam que ser devolvidos para os Tribunais Regionais Eleitorais para serem reiniciados. Como só falta pouco mais de um ano para o término dos mandatos dos eleitos em 2010, dificilmente daria tempo para serem julgados os recursos. Ela e outros governadores foram beneficiados pela decisão do TSE em julgamento de um processo contra um deputado do Piauí. Ao invés de um Recurso Contra Expedição de Diploma (RECD), teria que ser uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), segundo entendimento do Tribunal.

Filiação
Comenta-se que o PDT prepara uma grande festa para receber a filiação da ex-candidata a prefeita Rosângela Curado, que deverá ser indicada vice de Flávio Dino ou disputar uma cadeira da Câmara Federal. Curado é mais um político do grupo Sarney que está se juntando à oposição. Na semana passada foi o deputado Raimundo Cutrim. Recentemente um político observou que um número considerável dos aliados do pré-candidato Flávio Dino é oriundo do grupo sarneysta. “Como falar em mudança desse jeito?”, indaga o político.

Dividido
O PSB em Imperatriz deve ficar dividido nas eleições de 2014. Um grupo é ligado ao prefeito Sebastião Madeira e, portanto, seguirá o candidato da governadora Roseana Sarney. Já outro grupo ficará com o candidato do PCdoB, Flávio Dino.

Convocar
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) protocolou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) requerimento solicitando a convocação do advogado paranaense Gustavo Zanelli para dar explicações sobre as declarações discriminatórias feitas em sua página no Facebook contra os maranhenses.

Articulando
Ontem pela manhã a pré-candidata a deputada estadual Mara La Rocque esteve na Câmara Municipal. Ela deve se filiar ao PRTB. O PPS também seria uma opção.

Mudança
Proposta do vereador José Carneiro Santos muda o nome da Rua Bayma Junior, que começa na Avenida Pedro Neiva de Santana e termina no novo campus da Universidade Federal do Maranhão. Ele quer que mude para Avenida da Universidade. Nome bonito, mas seria cometida uma injustiça com Bayma Junior, que foi interventor de Imperatriz e deu a sua parcela de contribuição pelo desenvolvimento da cidade, não apenas como chefe do Poder Executivo, mas também como deputado federal.

Mão única
O vereador Fidélis Uchoa apresentou Indicação solicitando ao prefeito Madeira e ao secretário de Trânsito, Cabo J. Ribamar, que a Rua Floriano Peixoto passe a ter mão única em toda a sua extensão. Atualmente é apenas no quarteirão entre as ruas Fortunato Bandeira e São Paulo. Mas ninguém obedece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário