quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal O Progresso, edição desta quinta-feira.

Bastidores
Setembro 12, 2013

Disputa
Até as convenções em junho do próximo ano, poderá ser vista uma briga de foice entre o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, e o ex-governador José Reinaldo Tavares. É a disputa pela candidatura de senador pelo PSB. Há tempo que Rocha vem articulando a sua candidatura e Reinaldo admitindo a possibilidade de ser candidato a deputado federal. Mas agora mostra que está mudando de ideia, como deixa claro em comentário feito no seu blog. “... E na conversa com Eduardo Campos coloquei, sem deixar qualquer dúvida, a minha posição. E aí tive a certeza, como testemunhou Marcelo Tavares, de que não há candidatura ao Senado preestabelecida pela direção nacional... Aqueles que tentam precipitar essa decisão denotam fraqueza política e denunciam apenas um projeto pessoal, o que ao longo dos tempos só concorreu para dividir a oposição”, afirmou Zé Reinaldo. Deu o recado a Roberto Rocha. É aguardar o quiprocó.

Não gostou
O vereador José Carlos Soares subiu à tribuna para reclamar da atitude de vereadores da oposição, que não ficaram em plenário no momento em que foram colocados em votação dos decretos-legislativos outorgando Título de Cidadão Imperatrizense e Medalha do Mérito Legislativo. Os vereadores Carlos Hermes e Rildo Amaral justificaram a ausência. Ele observou que a deselegância não é apenas com os vereadores, mas com o próprio homenageado. Foi aprovada a concessão de Medalha ao advogado José Raimundo Silva de Almeida (autoria do vereador Francisco Rodrigues da Costa). Foi também aprovada a outorga do Título de Cidadão Imperatrizense a Antonio Carlos Conceição da Silva (vereador Francisco Rodrigues da Costa), José Márcio Soares Leite (vereador Richard Wagner) e José Ribamar Serra (vereador José Rodrigues da Silva). Os vereadores de oposição precisam entender que a situação é maioria. E eles também vão precisar aprovar suas matérias, sejam relacionadas a título de cidadania ou não...

Cobrando
O vereador Raimundo Roma levou ao plenário da Câmara Municipal as reclamações dos moradores da Vila Mariana, próxima ao IFMA, sobre o problema de abastecimento d’água. Os moradores fizeram um abaixo-assinado reivindicando que os quem de direito procedam as ligações para as residências. A rede de água fica a mais de 70 metros das casas em alguns setores da Vila.

Explicando
Ontem o vereador Carlos Hermes (PCdoB) voltou a explicar que não é contra o empréstimo de R$ 50 milhões que a prefeitura fará junto à CEF para fazer obras no Parque Alvorada I e II e na Vilinha. Ele observou que foi contra a forma do projeto que o Executivo enviou à Câmara e foi aprovado. A verdade é que os vereadores da oposição ficaram preocupados com a repercussão naqueles bairros do posicionamento que tiveram em relação ao projeto.

Troco
Os vereadores da situação sofreram desgaste junto aos professores quando das discussões sobre o reajuste salarial da categoria. Foi aprovado um percentual abaixo do reivindicado pelo Sindicato. Com isso, foram “massacrados” durante os protestos. Cruzes com os nomes dos vereadores foram usadas nas caminhadas. A situação achou que tinha dedo da oposição na coisa. Agora é a oposição que acusa a situação de fazer a sua “caveira” junto aos moradores do Parque Alvorada I e II e Vilinha por ter votado contra o empréstimo de R$ 50 milhões.
- Pois é, “pimenta nos olhos dos outros é refresco”, já diz o velho ditado popular.

E...
Por conta disso é que houve um arranca-rabo entre os vereadores Esmerahdson de Pinho (PSDB) e Carlos Hermes (PCdoB), na sessão de terça-feira. Houve até quebra de decoro parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário