quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal O Progresso, edição desta quarta-feira.

Bastidores
Setembro 11, 2013

Será?
O vice-governador Washington Luiz Oliveira visitou no final de semana alguns municípios da região tocantina. Uma fonte informou à coluna que ele teria revelado a um grupo de aliados em Davinópolis que a governadora Roseana Sarney poderá renunciar ao cargo para ser candidata nas eleições de 2014, disputando a única vaga de senador. Com isso, Washington passaria nove meses no governo. Verdade ou não, o certo é que há grande expectativa em torno dessa questão. Há quem acredite que Roseana não deixará o cargo, porque tem o compromisso de eleger o seu sucessor, o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva. Fora do governo, o apoio do Palácio dos Leões ao seu candidato não seria o mesmo. Mas como a política é muito dinâmica, e eles sabem muito bem o caminho das pedras, pode ser que se entendam e Roseana entregue o comando do Estado ao vice.

PDT
Embora estejam havendo conversações com o ex-governador Zé Reinaldo, do PSB, o ex-vereador Nival Coelho disse que existe a possibilidade do grupo liderado pela ex-candidata a prefeita de Imperatriz, Rosângela Curado, ingressar no PDT. Quanto à candidatura de Rosângela Curado, ele diz que não está definido se ela disputará o mandato de deputada federal, pois também existe a possibilidade de ser candidata a vice-governadora na chapa de Flávio Dino (PCdoB).

Broncas
Em Governador Edison Lobão a situação política-administrativa é complicada não apenas no Poder Executivo. Consta que a situação também não é boa na Câmara Municipal, havendo um problema entre o presidente da Casa e cinco vereadores, os quais já teriam feito denúncia de supostas irregularidades ao Ministério Público. Quanto ao Executivo, consta que o MP já teria solicitado a folha de funcionários para apurar suposta prática de nepotismo.

Lixo
Também está havendo reclamações quanto à colocação de lixo às margens da BR-010 no povoado Bananal e na MA-280, na saída de Governador Edison Lobão para Montes Altos. Até lixo hospitalar estaria sendo jogado ali.

Projetos
Ao usar a tribuna na sessão de ontem para falar sobre projetos, o vereador João Silva observou que o que deve prevalecer é a qualidade, e não a quantidade de projetos de lei. Além da qualidade, os vereadores devem ter o cuidado de não apresentar projeto inconstitucional.

Mobilidade
O vereador Rildo Amaral abordou ontem a questão da mobilidade urbana em Imperatriz. Ele mostrou as dificuldades que se tem para trafegar na cidade. Disse que demorou 33 minutos do Fiqueninho até a sua casa, no bairro Bacuri. Também observou a questão da falta de padronização das calçadas. Em aparte, o vereador Esmerahdson de Pinho anunciou que nesta semana apresentará um projeto que trata da implantação da Política Municipal de Mobilidade Urbana.

Agora é lei
A governadora Roseana Sarney sancionou o projeto de lei 9.909, que obriga as operadoras de planos privados de assistência à saúde no Maranhão - incluindo as entidades ou empresas que optaram pela modalidade de autogestão ou de administração - a informar por escrito aos usuários, com antecedência mínima de 30 dias, o descredenciamento de suas redes de unidades conveniadas. O projeto é de autoria do deputado estadual Jota Pinto (PEN), que aproveitou a sessão plenária de ontem para registrar a sanção do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário