terça-feira, 30 de abril de 2013

Técnicas do Cinturão Verde são apresentadas a produtores..


Imperatriz - Cerca de quinze pequenos produtores rurais, participantes da Capacitação Empreendedora do Programa Empreendedor Rural (PER), estiveram no último dia 26 (sexta), conhecendo o Cinturão Verde de Imperatriz, área que reúne oitenta famílias produtoras de hortifrutigranjeiros que ajudam a abastecer o mercado tocantino, aliando antigas e modernas técnicas, cujos resultados estão melhorando significativamente as condições de vida dos produtores participantes.

O Programa Empreendedor Rural é ministrado em Imperatriz por meio de parceria firmada entre o Sebrae Maranhão (Unidade Regional em Imperatriz) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Foi iniciado em novembro do ano passado e tem como objetivo levar conhecimentos a um grupo de hortifruticultores assistidos pela Sebrae em Imperatriz. A previsão de encerramento é para o mês de maio.

O Cinturão Verde também teve início através da união de esforços de várias instituições de apoio à atividade rural, como o Sebrae, Prefeitura Municipal, Faculdade de Imperatriz, Uema, Agerp, Banco do Nordeste, Ufma, Embrapa e Infraero, que cedeu a área para criação do projeto.

De acordo com o instrutor da capacitação, o engenheiro agrônomo Antônio Bernardo Pinheiro, a visita é importante para que os alunos conheçam tecnologias ainda desconhecidas para eles. 

Ao longo do curso, os participantes aprenderam desde o que se trata um empreendedor rural, até técnicas para planejamento estratégico, estudo de mercado, estratégias de comercialização, sistemas jurídicos e legislação agrária, e administração da empresa rural. Durante a visita, a turma foi acompanhada pelo produtor Jaldinar Silva, que possui uma horta no local, e esclareceu as dúvidas dos visitantes. 

Texto - Raimundo Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário