segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conferência de Educação é realizada em Imperatriz e Estreito...


Imperatriz - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (29), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE), a abertura da Conferência Intermunicipal de Educação de Imperatriz, reunindo cerca de 450 pessoas entre representantes de segmentos ligados à educação, poderes públicos e sociedade civil de 10 municípios da regional.

O evento, que começou hoje e vai até amanhã, no Auditório do Centro de Formação de Professores (localizado na Rua Simplício Moreira s/n – ao lado do Colégio Estadual Dorgival Pinheiro de Souza, no centro), foi aberto pelo secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes e contou com as presenças dos prefeitos: de Imperatriz, Sebastião Madeira; João Lisboa, Jairo Madeira; Senador La Roque, Francisco Nunes; do Gestor Regional de Educação de Imperatriz, Agostinho Noleto, representantes de Universidades, Sindicatos, vereadores, secretários, professores da rede estadual, municipal, pais de alunos e alunos. O foco principal dos debates é a construção de propostas norteadoras para o Plano Estadual de Educação.

O secretário, Pedro Fernandes, destacou os quatro objetivos que a Seduc estabeleceu a partir do diagnóstico da situação na educação no Estado. O primeiro deles é melhorar o nível de aprendizado, objetivo que depende de muitas ações para ser concretizado, inclusive a valorização dos docentes. A segunda prioridade é a universalização do Ensino Médio, pois 40% dos adolescentes que deveriam estar estudando, ainda, estão fora da escola. O terceiro ponto é a implementação do regime de colaboração, para que Estado, municípios e governo federal possa trocar experiências e se ajudarem na melhoria da educação. O último objetivo, apresentado pelo secretário, é a erradicação do analfabetismo, isso porque, no Maranhão, ainda tem 19,4% de analfabetos.

Paralelamente, também, acontecerá na cidade de Estreito a Conferência Intermunicipal de Educação, reunindo participantes de sete municípios da região, totalizando 294 participantes. Em Estreito, o evento será realizado no auditório da Fundação Khaledy (localizado à Rua Graça Aranha s/n – no Bairro Bandeirantes).  

Com as intermunicipais de educação de Imperatriz e Estreito, já se somam 14 conferências realizadas nas diversas regiões do estado, desde o início de abril. Ao todo, serão 28 encontros, que ocorrerão até o mês de junho, envolvendo os 217 municípios maranhenses. No mês de agosto acontecerá a Conferência Maranhense de Educação (Comae). A primeira conferencia aconteceu no dia 01 de Abril nas cidades de Timon e Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário