segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Feira mostra uso adequado de energia..


Imperatriz - Como forma de entender o funcionamento de uma rede de distribuição de energia elétrica, alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Lourenço Galetti, no município de Açailândia, buscaram por meio de pesquisa científica, representar o processo, ao mesmo tempo em que alertavam à sociedade sobre os cuidados relacionados a segurança e economia a serem tomados.

Apresentado durante a III Feira de Ciências e Cultura da escola, realizada na última sexta-feira (23), o projeto contou com o apoio da CEMAR e chamou a atenção da multidão de visitantes, que ficaram admirados com a reprodução em maquete de uma subestação de energia elétrica e uma rede de distribuição de energia. As réplicas, produzidas com materiais simples, como isopor e madeira, demonstraram o processo de geração de eletricidade e o caminho desta até as residências. 
Durante o evento, representantes da CEMAR deram suporte ao trabalho de conscientização por meio de orientação, panfletagem e distribuição de brindes. De acordo com Francisca Cazote, Agente de Comunidade da Regional Sul, a iniciativa é uma oportunidade de fornecer informações aos consumidores e otimizar o uso da energia nas residências: 

Para Genilson Rodrigues, diretor da escola Lourenço Galetti, a feira é uma forma de expandir os conhecimentos dos alunos, levando-os a experiências além da sala de aula. O diretor acrescentou, ainda, que a parceria de instituições como a CEMAR é fundamental para os bons resultados obtidos no evento.

Trabalhando disciplinas como a de Física, os alunos contam com a orientação dos professores, que reiteram a importância social da iniciativa: “A pesquisa permitiu esclarecer aos alunos questões como os apagões, conta de energia e consumo e outros fatores que precisam ser considerados e repassados à população para alertar sobre o bom uso da eletricidade”, explica a professora Rute Silvéria Assunção, uma das orientadoras do projeto.

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário