terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bastidores da política desta terça.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 21 de agosto, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Agosto 21, 2012

Hoje
Chegou o dia tão esperado, pelo menos pelos candidatos. Hoje começa o programa eleitoral gratuito no rádio e na TV. Apresentam-se os candidatos a vereador. Amanhã será a vez dos candidatos a prefeito. Na TV, os programas irão ao ar das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h e, no rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. É no horário eleitoral gratuito que os candidatos majoritários jogarão todas as suas fichas para vencer o pleito. O tempo de cada um é o seguinte: Madeira - 8’31”, Rosângela Curado – 5’56”; Adalberto Franklin – 4’30”; Carlinhos Amorim – 4’02”; Kleber Miranda – 2’23”; Justino Filho – 1’09”; Aluísio Melo – 1’06”; Coronel Melo – 1’13”; Wilson Leite – 1’06”. Os candidatos precisam tomar muito cuidado. O eleitor não aceitará baixaria. Vai querer ver propostas.

Pesquisa
Consta que o Ibope teria iniciado no sábado, 18, uma pesquisa sobre as eleições em Imperatriz. Serão entrevistadas 602 pessoas. A divulgação dos números está prevista para a quinta-feira, 23, pela TV Mirante. A expectativa é grande. Por enquanto, foi divulgada apenas uma pesquisa, feita pela Escutec. É aguardar.

Só vendo
Ainda faltando mais de um mês para as eleições, o ex-deputado Flávio Dino já prevê que o prefeito João Castelo será o candidato de Roseana Sarney no segundo turno. Isso porque ele acha que o seu candidato, Edivaldo Holanda, é quem vai para o segundo turno. Pode até ser que haja uma reaproximação entre Roseana e Castelo, porque na política tudo é possível. Mas é de duvidar.

Recomeçar
Dois ex-deputados estaduais disputam o cargo de vereador em Imperatriz. São Valdinar Barros (PT) e João Macedo (DEM). Os dois, inclusive, já passaram pelo Palácio Dorgival Pinheiro de Souza.

Mulheres
Nas eleições, dificilmente se vê uma chapa majoritária com duas mulheres. Mas este ano, em uma cidade da região, existe uma chapa feminina. É em Governador Edison Lobão. Dona Telma e Professora Helena formam a dupla, que diga-se de passagem, vem dando muito trabalho aos adversários.

Veja só
O prefeito de Governador Edison Lobão, Lourencio Moraes, que renunciou à candidatura sexta-feira, está tão bem na foto que nenhum candidato estaria querendo o seu apoio.

E...
Mas se aparecer um que queira o apoio, será sugerido que mude o slogan de campanha. Passaria a ser: “Para dar continuidade ao trabalho do prefeito Lourencio”.

Ouvindo
No sábado a Assembleia de Deus reuniu os candidatos a prefeito para ouvir as suas propostas de governo. Compareceram os nove candidatos. Eles também estão sendo convidados para debates em faculdades. Já aconteceu na Facimp, mas somente quatro candidatos compareceram – Adalberto, Rosângela, Justino e Clayton Noleto, vice de Carlinhos Amorim.

TRE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o nome do advogado Francisco Florismar de Almeida, que integrava a lista tríplice para a vaga de juiz substituto do TRE-MA. O artigo 25 do Código Eleitoral estabelece que juiz aposentado não pode concorrer a cargo na Justiça Eleitoral. Os outros advogados indicados são Daniel Blume Pereira de Almeida e Adroaldo Souza. O TJMA está tomando as providências para a escolha de um novo nome que complementará a lista, o que deve ocorrer em sessão administrativa do Pleno do Tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário