sexta-feira, 4 de maio de 2012

Valéria volta a alertar sobre uso inadequado de anabolizante

São Luís - A deputada Valéria Macedo (PDT) alertou a população e as autoridades públicas do Maranhão, em pronunciamento da tribuna da Assembleia, na sessão de quinta-feira (3), sobre o crescimento de 75%, no Brasil, do uso de anabolizantes, o que coloca em risco a saúde de milhares de pessoas. Valéria fez a advertência com base em matéria publicada, semana passada, no jornal ‘’O Estado do Maranhão’’

Segundo a deputada, a matéria repercutiu uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e a Universidade Federal de São Paulo (Unesp), em 2011, referente ao ano de 2010, que mostra que 1,4% dos estudantes do Brasil já colocou a saúde em risco para “entrar em forma”, ou seja, criar músculos, por intermédio do uso de anabolizantes. “A pesquisa ouviu 50 mil pessoas, com menos de 19 anos, de todas as capitais do país, incluindo o Distrito Federal. O número de jovens que admitiram a utilização de anabolizantes supera o número dos que admitiram o uso de crack. Em outra análise feita com maiores de 18 anos, matriculados em universidades, foi detectado que 3,5% fazem uso da substância dos anabolizantes. Nos Estados Unidos, que é um país de grande dimensão, a marca não passa de 1%”, esclareceu Valéria Macedo. 

De acordo com a deputada, estudos realizados demonstram que os anabolizantes, quando utilizados apenas para fins estéticos e sem o acompanhamento de especialistas, comprometem o funcionamento do organismo e afeta a região cerebral, responsável pelo controle dos impulsos, sobrecarrega o coração e pode causar o atrofiamento muscular e a impotência. 

Ao destacar a matéria, a deputada Valéria Macedo aproveitou para pedir aos seus pares que aprovem um projeto de lei 082/2012, de sua autoria, em tramitação na Casa, que dispõe sobre o uso inadequado de anabolizantes e especifica outras providências a serem adotadas no âmbito do Estado do Maranhão.

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário