quinta-feira, 3 de maio de 2012

Câmara ainda não recebeu informações da TAM

Imperatriz – A Câmara de Vereadores de Imperatriz ainda não recebeu informações oficiais da empresa TAM (Transporte Aéreo Marília) sobre a decisão da companhia aérea que anunciou que pretende retirar dois voos que operam no horário vespertino no aeroporto Renato Cortez Moreira, em Imperatriz. A empresa garantiu que encaminharia até quinta-feira (26/04) informações oficiais, fato que não aconteceu. 

Na tribuna “Freitas Filho” o vereador Edmilson Sanches (PCdoB), que buscou informações adicionais junto a outros órgãos sobre a tentativa da empresa deixar o mercado de Imperatriz. “A TAM e a GOL detém oitenta por cento do mercado de linhas aérea do Brasil, configurando em monopólio compartilhado, sobrando apenas vinte por cento para demais empresas do mercado”, disse. Ele observou que essas duas empresas (TAM e GOL) tiveram um prejuízo líquido de 1 bilhão e 45 milhões de reais no ano passado. 

Uma das explicações das empresas para tamanho prejuízo foi o mercado de Dólar, devido à flutuação em relação ao Real. “Um outro detalhe tem sido o combustível que representa quase a metade dos custos de uma empresa aérea, também estabelecido em dólar”, disse. Sanches entende ainda a política de redução de preços das passagens aéreas iniciada pela GOL, acabou por não corresponder por uma elevação das receitas das empresas aéreas. “A TAM entrou na briga e as duas empresas acabaram tendo prejuízos”, avalia. 

Em 2011, a Infraero elevou em 52% os custos. E neste começo do ano a Infraero já elevou os custos em 130%. “Uma das alternativas, segundo a imprensa especializada, é aumentar o preço das tarifas aéreas, bem como repensar algumas rotas de voos”, comentou. 

Em aparte, o vereador Rildo Amaral (PDT) relatou que chegou a voar no mês passado de Paris a Milão por apenas R$ 30 reais, praticamente sendo o dobro da distância entre Imperatriz e São Luís. “O problema não é a questão do lucro, mas a falta de vontade para com Imperatriz”, asseverou. Ele comentou ainda que essa questão está sendo discutida também nesta semana em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. “O presidente da TAM deverá comparecer a esta reunião", finalizou.

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário