quinta-feira, 1 de março de 2012

Que dia é hoje?

Fundação da Casa de Rui Barbosa

Para homenagear a memória de Rui Barbosa, um decreto legislativo de 1924 autorizou o Governo Federal, então presidido por Artur Bernardes, a adquirir a casa onde residira o ilustre brasileiro, bem como sua biblioteca, arquivo, manuscritos e a propriedade intelectual de suas obras. Em 1927, esse conjunto de inestimáveis bens recebeu a denominação de Museu Ruy Barbosa. Mas, já no ano seguinte, mudou-se o nome da instituição, desta vez de forma permanente, para Casa de Ruy Barbosa.

Veja o que mais se comemora hoje:

Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é uma cidade para se experimentar Já foi aclamada por grandes poetas e músicos, está mais que presente no cinema e nas artes plásticas, faz parte do cartão-postal do Brasil e, mesmo assim, só quem respira um pouco do clima carioca sabe o que estas artes tentam exprimir. Não adianta: do mesmo jeito que "ser carioca" é um estado de espírito que não se perde mesmo longe do sol e do mar, qualquer um que põe os pés na Cidade Maravilhosa ganha um pouco desse ar descontraído, esperto e bem-humorado. É, apesar de tudo, uma cidade de contrastes. Nem todos têm as mesmas chances; existe a violência das grandes cidades. Mas o jeitinho do carioca sempre encontra uma maneira ou outra para driblar as diferenças. É por isto que três dos principais símbolos da cidade são também espaços onde convivem todas as classes: o Maracanã, com o futebol, onde o que vale é torcer pelo time do coração; o Carnaval, em que a paixão pelo samba supera qualquer diferença; e as praias, porque, afinal, o mar é de todos.

HISTÓRIA Para começo de história, a cidade do Rio de Janeiro não recebe este nome por causa de um rio! Na verdade foi um estuário, observado por Gonçalo Coelho logo após o descobrimento do Brasil, que inspirou o nome. Gonçalo Coelho era o encarregado do reconhecimento da terra e pensou que o estuário era a foz de um grande rio. Como era dia 1 de janeiro de 1502, o nome ficou sendo "Rio de Janeiro". A fundação da cidade, mais de meio século depois, se deu por questões militares. É que, em 1555, as invasões francesas ocuparam a Ilha de Villegaignon para lá fundar uma colônia. Isto obrigou os portugueses a prestarem mais atenção na costa brasileira, principalmente na região da Guanabara. Então, em 1560, o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, saiu da Bahia com o objetivo de expulsar os franceses da ilha. E conseguiu. O sucesso foi comunicado à Rainha Regente, D. Catarina, em Portugal, por Estácio de Sá, primo de terceiro grau de Mem de Sá. Por causa das peculiares relações de parentesco da época, alguns historiadores atribuem a Mem de Sá a posição de "tio" de Estácio de Sá; uma questão de proximidade. De qualquer forma, foi Estácio de Sá quem veio para o Rio em 1564, com instruções do primo para expulsar os inimigos, manter paz com os índios tamoios e ouvir os conselhos do Padre Nóbrega. Como não foi possível se entender com os tamoios, Estácio pediu a intervenção do padre. Conseguido o apoio dos índios, Estácio de Sá organizou a expedição e partiu em 22 de janeiro de 1565. Em 1o de março desembarcaram e foi fundada a cidade, a que se chamou de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião.

Dia da Vindima
A vindima é a época da colheita das plantações de videira; apreciadores do bom vinho, celebrem o Dia da Vindima!

Dia de Santo Albino
Hoje é dia de comemorar o Dia de Santo Albino e Santo Adriano de Marselha.

Dia do Pan-americano de Turismo
O turismo é a chave para o aumento das fontes de renda dos países pobres e em desenvolvimento, e cá estamos incluídos: precisamos voltar nossos olhos ao turismo.

Dia do Turismo Ecológico
O Brasil e outros países sul-americanos estão com o setor de turismo em expansão, e a parte ecológica é a mais forte dessas nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário