segunda-feira, 26 de março de 2012

Deputado debate sobre prevenção de recursos hídricos...

Imperatriz - Sempre envolvido com a questão ambiental, o deputado Léo Cunha (PSC), membro titular da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia, participou na última quinta-feira (22), da audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Imperatriz, que debateu sobre a “degradação ambiental dos recursos hídricos daquele município com formatação de estudos técnicos para mapear a origem dessa degradação e posterior revitalização desses recursos”.

Entre as autoridades presentes no evento, destacam-se o Promotor do Meio Ambiente, Jadilson Cerqueira, o Secretario Municipal do Meio Ambiente Enéas Rocha, o presidente da Fundação Rio Tocantins, a Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM) Ivanice Candindo; o presidente da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo da câmara, Vereador Rildo Amaral, e demais vereadores e membros dessa Comissão. Vários presidentes de Associações, estudantes e a comunidade em geral, lotaram o plenário da Câmara, e participaram dos debates.

Na audiência foi apresentado um vídeo que exibiu imagens da poluição do Rio Tocantins. O vídeo foi produzido pela Ong Anjos do Rio, presidida por Bosco Brito. Ao falar na tribuna da câmara, o deputado Léo Cunha ressaltou a importância do tema debatido. “Esse é um tema de suma importância, pois nossos recursos hídricos estão desaparecendo devido ao alto índice de poluição, causada, principalmente, pelos esgotos, que são jogados diretamente, sem nenhum tratamento, nas águas dos riachos que cortam o município de Imperatriz,” disse o deputado.

Imperatriz é cortada por 10 riachos que banham os mais de 30 bairros do município, são eles Cacau, Bacuri, Santa Tereza, Capivara, Barra Grande, Cinzeiro, Angical, Grotão do Basílio, Saranzal e Lagoa Cercada. Conforme uma pesquisa recente realizada pela Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, todos os riachos do município, apresentam alto índice da poluição, oferecendo um grande risco de contaminação à população, exposta às bactérias e inúmeros vetores de doenças presentes nas águas desses riachos.

Uma situação bastante lamentada pelo deputado Léo Cunha, que lembrou: “como filho dessa cidade, eu já tive a oportunidade de banhar nesses riachos. Hoje isso seria impossível, o que muito me entristece”.

Para o deputado, a realização da audiência de quinta-feira, foi um passo importante para que a situação seja revertida. “Creio que a partir de agora, esse problema começa a caminhar na direção de uma solução,” disse.

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário