segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Saúde discute novo modelo de assistência em Imperatriz

Imperatriz - Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) farão um levantamento físico, de equipamentos e da capacidade ambulatorial em dez municípios que pretendem ser referência em atendimentos de média complexidade na Região Tocantina e no Sul do Maranhão. O trabalho de avaliação da rede hospitalar foi determinado, nesta segunda-feira (5), pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, durante encontro com prefeitos realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, para discutir o novo modelo de assistência à saúde naquela região.
Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad comanda a mesa de reunião sobre saúde.
“A Secretaria de Saúde tem feito um esforço gigantesco para disponibilizar saúde pública de qualidade a todos os maranhenses, desde que a porta de entrada seja pública”, declarou Ricardo Murad, ao abrir o encontro com os prefeitos e secretários municipais. ”Se o cidadão opta pelo SUS, temos que garantir a ele toda a assistência que necessitar, sejam em âmbitos municipal, regional ou macrorregional”, acrescentou ele.

Depois de ouvir os gestores municipais sobre as dificuldades encontradas para garantir atendimento de média e alta complexidades, o secretário defendeu a regionalização dos serviços, por meio de pactos entre os municípios. “A atenção primária e o serviço de pronto-atendimento que dê a primeira assistência ao cidadão são obrigação municipal. A partir daí, é preciso definir quem tem estrutura para oferecer serviços de média complexidade e receber encaminhamentos de outras cidades”, declarou Ricardo Murad.

No encontro, os prefeitos de Montes Altos, Balsas, Grajaú, Estreito, Buriticupu, João Lisboa, Amarante do Maranhão, São Pedro da Água Branca, Açailândia, Carolina e Porto Franco afirmaram ter estrutura física e de equipamentos para se tornarem referência em média complexidade para municípios daquela região.

Diante dessa disponibilidade, Ricardo Murad anunciou que os técnicos da SES farão uma avaliação dessa estrutura para que a pactuação regional possa ser oficializada.

Ao final do encontro, o secretário enfatizou que é preciso definir os pólos de atendimento, as equipes profissionais e a utilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nessa rede integrada. E anunciou medidas emergenciais e temporárias que serão adotadas pelo estado para minorar os problemas enfrentados pela macrorregião de Imperatriz no atendimento aos pacientes do SUS, como a oferta de exames de média complexidade aos municípios da região e a contratação de mais leitos privados em Imperatriz.

“Atualmente o Governo do Estado investe mais em Imperatriz que o Governo federal, mas é determinação da governadora Roseana Sarney que tomemos medidas emergenciais para minimizar as dificuldades, até que façamos essa pactuação definitiva entre os municípios da região”, acrescentou o secretário. Ele já agendou para o dia 21 de setembro outro encontro com os prefeitos, para estabelecer de forma definitiva o novo modelo de assistência à saúde daquela macrorregião.

Participaram do encontro, articulado pelo prefeito Sebastião Madeira (Imperatriz), os deputados Doutor Pádua (PP), Valéria Macedo (PDT), Léo Cunha (PSC), Carlinhos Amorim (PDT) e Chiquinho Escórcio (PMDB); a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda; a representante do Ministério Público, promotora Nayma Abas; dezenas de prefeitos e secretários municipais da região.

Fonte; SECOM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário