quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Incêndio provoca tumulto e correria, destruindo casas no Jardim São Luís, em Imperatriz

Por Raimundo Primeiro

Um incêndio, que teve início numa Reformadora de Estofados, localizada na Rua Tamandaré, no Jardim São Luís, atrás do New Anápolis Hotel, já nas imediações do antigo Terminal Rodoviário de Imperatriz e nas margens da Rodovia Belém-Brasília (BR-010), ocorrido por volta das 7h desta quinta-feira (1º), atingiu empresas e residências vizinhas, deixando enormes prejuízos, provocando pânico entre os moradores e transeuntes.
Bombeiros tentam conter o incêndio.
De acordo com as informações de pessoas que moram nas proximidades da empresa e de populares que passavam pelo local no momento em que o incêndio começava, não demorou muito tempo para o fogo se alastrar. A intervenção rápida do Corpo de Bombeiros foi decisiva para que outros locais não fossem atingidos.

De longe, dava para ver a nuvem de fumaça. Foi o maior corre-corre de bombeiros e policiais militares, além de populares, que tentavam conter o avanço das chamas.

Dois caminhões de combate a incêndio tentavam apagar o fogo, que se propagava rapidamente. Três prédios foram atingidos, sendo que um deles teve parte do sobrado desabada. As chamas ultrapassaram os dez metros de altura.  Além da Reformadora de Estofados (capotaria), mais duas lojas de peças e acessórios para veículos, foram atingidas.

Um dos proprietários das lojas atingidas ficou desesperado ao observar os estragos deixados pelo fogo no seu estabelecimento comercial. Acrescentou que ainda não sabia como calcular os prejuízos, mas que os mesmos, entretanto, “já eram enormes pelo que posso ver daqui”.
O estrago provocado pelo incêndio.
Outros comerciantes também não souberam dimensionar as perdas. O significativo número de curiosos em muito atrapalhou o trabalho que tinha por objetivo conter as chamas e, assim, apagar o incêndio, que fez com que as pessoas olhassem para o céu por causa do enorme fumaceiro até em locais distantes do incidente.

Na região de ocorrência do incêndio, as residências ficam próximas umas das outras, facilitando ainda mais a propagação das chamas.

Os comerciantes tiveram que contar com a ajuda de voluntários no trabalho de remoção das mercadorias para o meio da rua, ou seja, populares tiveram participação decisiva na ação que impediu maiores danos e, consequentemente, prejuízos.

A dona-de-casa Maria do Socorro Almeida Cabral, que mora na residência localizada ao lado de um dos prédios que foram atingidos pelo fogo, não conseguiu conter a emoção, dizendo ter vivido momentos de desespero.

Cerca de uma hora após o início do incêndio, chegaram mais reforços: duas viaturas, que trabalham no combate a incêndio e que atuam no Aeroporto, e dois caminhões de uma construtora, que ajudaram a controlar o fogo.

O Corpo de Bombeiros informou que a grande quantidade de material inflamável dificultou o trabalho de combate ao incêndio. O cabo Aragão, do Corpo de Bombeiros, por volta das 10h20, não soube informar as causas do incêndio. Uma quadra inteira e várias casas foram atingidas. “Vi a fumaça de longe, lá depois do bairro Juçara”, frisou o vendedor Marcos Freitas.


Texto: Raimundo Primeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário