quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Que dia é hoje?

Dia do Soldado

É instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já é capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população). Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

Veja o que mais se comemora hoje:

Dia de Duque de Caxias
25 de agosto Dia do Soldado e Dia de Duque de Caxia O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.

Dia do Exército
No dia 25 de agosto é comemorado o dia do Exército Brasileiro, e consequentemente o dia do Soldado. É um dia muito importante para o Brasil e é realizada varias solenidades durante todo o dia. Os tiro de guerra, quartéis, etc, se mobilizam em homenagens, comemorações, cerimônias, em função do grande dia. Para eles é o dia mais especial do ano, principalmente para quem gosta de servir ao exercito. É um dos exércitos mais exemplares do mundo, tendo soldados treinados constantemente e preparados para qualquer coisa. Todo garoto ao completar 18 anos é obrigado por lei a se cadastrar nas forças armadas. Depois de algumas avaliações, o sargento escolhe quem fará ou não o tiro de guerra. O treinamento dura ao todo menos de 1 ano e abre as portas para aquele que quer seguir na carreira militar.

Dia do Feirante
O feirante é um elo importante na cadeia do abastacimento alimentar. A tradição das feiras de rua no Brasil ainda não se perdeu, e há quem prefira freqüentá-las aos grandes supermercados. A proximidade com o vendedor e a possibilidade de barganha são algumas das vantagens de se freqüentar as chamadas feiras livres. Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista, a feira está longe de ser um mero lugar de comercialização de frutas, verduras e outros tipos de mercadorias: é um ponto de encontro entre as pessoas, um lugar para se comer pastel frito na hora e beber garapa. O feirante aquece a oferta de produtos com bordões improvisados, tentando ganhar a simpatia da clientela. O vendedor de feira guarda o gostinho nostálgico dos tempos dos nossos pais e avós, e a pessoalidade que se esvaiu nos corredores dos supermercados. Fonte: portal sao francisco

Dia Nacional do Uruguai
País da América do Sul, capital Montevidéu, língua oficial espanhol.

Fonte: Que dia é hoje?


Um comentário:

  1. Eu realmente gosto das datas comemorativas e apoio a celebração de pessoas, coisas, fatos, etc... até porque os brasileiros de uma forma geral possuem uma mémoria fraca, não lembram nem quem é AMINÉSIA, por conta disso, nada mais justo uma data pra celebrar tudo em fim... claro, sem que haja necessidade de ser feriado... Parabéns aos bons Soldados!

    ResponderExcluir