sábado, 19 de março de 2011

Secid vistoria a Barragem do Rio Flores

Apesar de a Barragem do Flores, localizada no município de Joselândia, apresentar 71% do volume de acumulação de água, isto é está abaixo do previsto, e sem apresentar perigo de alcançar o nível total de represamento neste mês, técnicos da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) estiveram na última quarta-feira (16) vistoriando o local.

Participaram do monitoramento do nível das águas de uma das principais barragens do Nordeste, o secretário adjunto de Projetos Especiais da Secid, Antonio Gualhardo Prazeres; o assessor de articulação institucional do órgão, Moacir Andrade; e o presidente da Associação do Distrito de Irrigação da Barragem do Rio Flores, Reginaldo Alves Neto.

Essa visita faz parte das ações estratégicas do Comitê de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV), criado pelo Governo do Estado com a finalidade específica de propor e executar medidas de prevenção e de reparação de danos causados pelas enchentes no período chuvoso no Maranhão.

A Secretaria das Cidades, como membro do Comitê é o órgão responsável pelo monitoramento da Barragem do Rio Flores. "Estamos monitorando a Barragem periodicamente, como forma de prevenir qualquer transtorno que possa ser causado pelo aumento do nível das águas", ressaltou o secretário adjunto Antonio Gualhardo.

Ele enfatizou ainda que essa ação está sendo acompanhada pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão que faz a gestão das barragens no Nordeste.

Barragem do Rio Flores
A Barragem do Flores foi construída na década de 80, com a finalidade de conter as cheias que afetam as cidades às margens do rio Mearim e a regularização das vazões à jusante da confluência do rio Flores para melhoria das condições de navegação, aproveitamento hidroagrícola e hidrelétrico. A barragem está localizada, a 371 km de São Luis, no município de Joselândia.

Fonte: SECOM.



Um comentário:

  1. Sr. Carloto, como filho de Pedreiras e residente em Joselandia, desde a década de 80, desde já faço um convite para você conhecer a mesma, do qual tenha uma estrutura pouca conhecida por muitos maranhenses, principalmente pelos nossos Pedreirenses. Barragem esta, que tem evitado grandes catástrofes às cidades de sua jusante.

    ResponderExcluir