sábado, 26 de março de 2011

Recursos e obras são assegurados pela governadora Roseana em Brasília

Audiências com 12 ministros, convênios assinados, parcerias reafirmadas com o Governo Federal e inúmeros projetos encaminhados a serem analisados pela União. Este foi o saldo da visita da governadora Roseana Sarney a Brasília na semana passada. No campo político, a governadora deu demonstração de força ao aglutinar deputados estaduais e federais de diversos partidos políticos no projeto de construir um estado mais próspero e proporcionar melhor qualidade de vida aos maranhenses.

O roteiro incluiu reuniões com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Fernando Bezerra (Integração) Orlando Silva (Esporte), Mário Negromonte (Cidades) e Alfredo Nascimento (Transporte), Pedro Novais (Turismo), Wagner Rossi (Agricultura), Fernando Haddad (Educação), Ideli Salvatti (Pesca e Aquicultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Edison Lobão (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Saúde).

Na sexta-feira (25), Roseana se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Em todos os encontros, a governadora obteve soluções efetivas para os setores sócio-econômicos do Maranhão.

“Estamos buscando parcerias pata trabalhar ainda mais para, juntos, governos estadual e federal, levar aos maranhenses mais saúde, educação e desenvolvimento. Melhorar nossas rodovias, trazer mais energia para os nossos municípios, planejar os 400 anos de São Luís. Por isso, queremos integrar os programas do estado, as emendas dos parlamentares com recursos da União”, ressaltou Roseana Sarney, lembrando que o Maranhão sofreu com corte recorde no orçamento federal de 2011 da ordem de R$ 50 bilhões - equivalente a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segurança e Integração Nacional
A primeira audiência, na quarta-feira (23), foi com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. No encontro, a governadora Roseana pleiteou rapidez na liberação dos recursos para a construção das penitenciárias de Pinheiro e Bacabal. O ministro assegurou que em 15 dias a ver será liberada. Também foram atendidos os pedidos de envio de uma força-tarefa do Conselho Penitenciário Nacional, com especialistas em administração penitenciária, e de implementação de um plano piloto pioneiro no país.

Vinte e nove projetos, com investimento da ordem de R$ 80 milhões visando reequipar por completo o aparelho de Segurança Pública do estado, inclusive com tecnologia de comunicação e armamentos, foi garantida pelo ministro José Eduardo Cardozo, que entregou documento à equipe técnica do Ministério para a liberação dos recursos.

Com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, Roseana Sarney assegurou programas hídricos para o estado, além da implantação de um escritório da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e a realização de estudos para estruturar uma unidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Também obteve a confirmação do envio de materiais (incluindo barracas, redes e medicamentos) aos atingidos pelas enchentes.

Fonte: SECOM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário