terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Futebol de quinta!

Ano passado, postei uma matéria aqui no Blog, afirmando que o futebol do Maranhão só não estava abaixo da 4ª divisão porque esta não existia.

Pois bem, apartir do próximo ano, 2012, a CBF vai criar a Série E, ou seja, a 5ª divisão do futebol brasileiro. Como aconteceu com na Série C a dois anos atrás, para que fosse criada a Série D no ano passado, agora vai acontecer o mesmo com a Série D, ou seja, os participantes da Série D 2012 (4ª divisão), serão definidos pela seguinte forma: 4 rebaixados da Série C 2011 + 16 melhores colocados da Série D 2011 que não conquistaram o acesso. Os outros 24 clubes da Série D desse ano que não conseguirem ficar entre os 16 melhores, irão automaticamente para a Série E.

Série D de 2012 passará a conter 20 times seguindo o mesmo regulamento da Série C deste ano, enquanto a Série E herdará os 40 participantes da antiga divisão final do nacional. A Série E 2012, terá o mesmo regulamento da Série D deste ano, e começará em julho de 2012.

Hoje só temos o Sampaio, que está na Série D (4ª divisão), como único representante do futebol do Maranhão nas séries dos brasileiros. A dois anos atrás, estávamos na Série C, 3ª divisão e não conseguimos nos manter.

Espera-se que este ano, o Sampaio consiga retornar para a Série C de 2012 ou, pelo menos, permaneça entre as 16 melhores equipes da Série D de 2011. Para isso começar a acontecer, é importante a união de todos em prol do futebol do Maranhão. Dirigentes de clubes, FMF e até a própria imprensa precisam falar a mesma língua, para que possamos fortalecer o futebol do Maranhão. Caso esse fortalecimento não aconteça, pode se confirmar o que escrevi no ano passado. Vamos continuar na última divisão do futebol brasileiro.

Texto: Carloto Júnior.





Um comentário:

  1. Agora, sim.
    Seremos um futebol de quinta categoria.
    Isso oficialmente.
    Seria cômico, se não fosse trágico.
    Abraço, Carloto.

    ResponderExcluir